Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

PE: Recife registra maior incidência de estupros em janeiro

Segundo a SDS, no mês passado, foram 2.743 ocorrências de violência contra a mulher e 148 casos de violência sexual no Estado

Dos 53 municípios de Pernambuco que notificaram casos de estupro em janeiro de 2017, Recife lidera o ranking com a maior incidência. Ao todo, foram registrados, na capital pernambucana, 31 casos no primeiro mês do ano. Olinda, na Região Metropolitana do Recife, aparece em segundo lugar, com 16 casos. Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, aparece na terceira colocação, com 15 estupros. As 14 cidades da RMR registraram 57 casos de estupro. Já no Interior, foram registradas 60 ocorrências. 

Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que registrou, no mês passado, 2.743 ocorrências de violência tendo como vítima pessoas do sexo feminino e 148 casos de violência sexual no Estado. De acordo com os dados, ao menos cinco pessoas foram estupradas por dia em Pernambuco.  O crime de estupro, antes cometido apenas contra a mulher, pode ser cometido contra pessoas do sexo masculino, de acordo com a Lei 12.015/09, publicada em agosto de 2009. 

As vítimas podem ser qualquer pessoa, exceto as menores de 14 anos, ou pessoa que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiver o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não puder oferecer resistência, sendo nesses casos tipificado como estupro de vulnerável.

Para combater essa prática criminosa, a SDS informou que reforçou o setor de investigação do Departamento de Polícia da Mulher. Denúncias podem ser registradas na Ouvidoria da SDS, através do 0800 081 5001, que recebe a informação e garante o sigilo.

Violência doméstica e familiar

Em janeiro, PE registrou 2.743 casos de violência doméstica e familiar. Somente na capital pernambucana foram 805 casos. Na RMR, foram 789 crimes registrados e no Interior, 1.149 casos.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.