Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Após chuvas, Brejo da Madre de Deus volta a receber água da Compesa

Chuvas foram suficientes para regularizar nível na Barragem de Santana 1. Companhia avalia implantar novo calendário de abastecimento na cidade.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), retomou neste sábado (18) o abastecimento na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. A cidade estava em colapso desde novembro de 2016, em consequência da estiagem prolongada.

Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino, as chuvas foram suficientes para regularizar a Barragem de Santana 1, que está cheia, e permitiram o armazenamento de 23% da Barragem de Santana 2, outra fonte hídrica do município.

A Compesa avalia a implantação do novo calendário de abastecimento, que na fase mais crítica, anterior ao colapso dos mananciais, chegou a ser atendida pelo regime de dois dias com água e 20 sem. “Ainda é cedo para definirmos qual o regime a ser implantado, mas o volume de água acumulado já nos garante uma certa tranquilidade para esperamos o inverno”, afirmou o gerente.

A Barragem de Santana II tem a capacidade de acumular 568 mil m³ de água e atualmente conta com 23% do volume máximo de reservação, ou seja, 125 mil m³. Já o manancial Santana I é um reservatório de nível, ou seja, ele não acumula água e depende diretamente do regime de chuvas. Durante o período de colapso, a Compesa atendeu a população com dez carros-pipa por meio de cisternas comunitárias espalhadas pela cidade.

Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.