Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Associação de Defesa do Consumidor notifica Whatsapp

No início deste ano, o aplicativo anunciou que vai parar de funcionar em sete sistemas operacionais.

A Associação de Defesa do Consumidor (Proteste) decidiu notificar o Facebook, dono do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, contra a suspensão do serviço para smartphones mais antigos. No início deste ano, o aplicativo anunciou que irá parar de funcionar em sete sistemas operacionais. O WhatsApp é usado por mais de um bilhão de pessoas no mundo.

Dentre os aparelhos antigos que não suportam mais o app, estão os que usam o sistema Android 2.1 e 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7. A partir de 30 de junho, será a vez de os Blackberry, Blackberry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 perderem o acesso ao WhatsApp definitivamente.

A justificativa da Proteste é que "a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor, especialmente por quem opta por utilizar um aparelho mais antigo, uma vez que o acesso ao serviço de telefonia é provido por todas as operadoras no país". 

Explicações do WhatsApp
Em nota divulgada no início do ano, o WhatsApp disse que todos os sistemas operacionais que não suportarão mais o aplicativo foram muito importantes para a história da empresa. No entanto não possuem a capacidade necessária para expandir as funções do aplicativo no futuro. 

No texto, o serviço de mensagens ainda recomenda que os usuários dos aparelhos com os sistemas operacionais obsoletos "troquem por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp".

A Proteste avalia a explicação do app como um "desrespeito ao consumidor".

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.