Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Centro de reabilitação no Cordeiro é furtado cinco vezes somente este mês

Último caso ocorreu no sábado (26) passado. Ao todo, nove refletores e a caixa do ar condicionado foram levados

O Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo (CEEQ), que funciona dentro do Parque de Exposições de Animais do Cordeiro, localizado na avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, foi furtado pela quinta vez somente este mês. O último caso ocorreu no sábado (26). Ao todo, nove refletores e a caixa do ar condicionado foram levados. O estabelecimento realiza práticas terapêuticas assistidas com cavalos.

Segundo a diretora do centro, Ana Paula Nóbrega, só neste mês, foram registradas 43 ocorrências dentro do Parque de Animais do Cordeiro, mostrando a vulnerabilidade do local. No Centro, foram contabilizados cinco furtos. O primeiro foi no dia 10, quando levaram três refletores do picadeiro coberto. O segundo foi no dia seguinte, e quatro refletores do mesmo picadeiro foram roubados.

A terceira ocorrência foi no dia 22, e os dois últimos refletores do picadeiro foram furtados. No último sábado, às 5h, o grupo de segurança responsável pelo monitoramento do Centro informou à direção que a linha telefônica e os cabos do sistema de monitoramento haviam sido cortados. Às 8h do mesmo dia, informaram que a caixa do ar condicionado havia sido roubada com mais quatro telhas. A diretora acredita que os furtos são planejados. "Acho que eles queriam entrar no Centro por cima, mas aí perceberam que o acabamento do telhado é feito de laje e isso dificultou a entrada. Eles já estavam se preparando para atacar", afirmou.

No sábado, à tarde, o grupo responsável pelo monitoramento do local reconectou o cabo da câmera e a linha telefônica. Mas, no dia seguinte, houve também o arrombamento da janela do banheiro, às 5h, quando retiraram a grade e o basculante. "Como o cabo da câmera de monitoramento e a linha telefônica foram reconectados, o alarme tocou e eles saíram correndo", contou Ana Paula.

A diretora do Centro esteve na Delegacia de Polícia do Cordeiro na segunda-feira (28). "Recebi a informação de que, nos últimos 15 dias, foram registrados 43 episódios de furto e arrombamento no Parque. Além do Centro, a Associação dos Coelhos também teve geladeira, dois ar condicionados e uma caixa d'água de mil litros furtadas", disse. 

Segundo o delegado da 6ª Delegacia de Polícia Civil do Cordeiro, Carlos Couto, após um restaurante que também fica no Parque ser roubado 13 vezes e registrar Boletim de Ocorrência, uma equipe policial conseguiu capturar dois homens que agiam nos assaltos. O delegado informou ainda que um levantamento do que aconteceu no Centro Elohim será feito e encaminhado à reportagem do Portal FolhaPE.

Em nota, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, responsável pela administração do Parque, disse que solicitou a intensificação de rondas da Polícia Militar no bairro do Cordeiro e que, durante o dia, uma viatura faz patrulhas na área interna do Parque de Exposições de Animais. A nota ainda informa que o 13º Batalhão da PM vem atuando para coibir roubos e furtos nos bairros cortados pela Avenida Caxangá.

Equoterapia e Hipismo
Fundado em 2009, o CEEQ/Recife é uma entidade civil, de caráter filantrópico, terapêutico, educativo, cultural, desportivo e assistencial. O estabelecimento funciona no Parque de Exposições do Cordeiro e faz parte da rede assistencial para atendimento/acompanhamento de pacientes em reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor. O CEEQ oferece práticas terapêuticas assistidas com cavalos visando ao desenvolvimento biopsicossocial.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.