Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

O Xadrez e sua Aplicação Pedagógica e de Inclusão Social

O xadrez é um jogo recreativo mas também um esporte, o qual é jogado num tabuleiro. Este jogo é dos mais se não o mais popular e conhecido entre os jogos de tabuleiro pelo mundo inteiro, sendo considerado um jogo de estratégia e inteligência, sendo que um bom jogador deve já adiantar quais serão as jogadas que o seu adversário irá fazer.

O jogo de xadrez é considerado pelos estudiosos como um importante instrumento pedagógico que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas. A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.c.
A ONG ASAS (Ação Social Amor e Serviço) iniciou com o professor voluntario João Junior um projeto de inclusão social para crianças carentes da Cohab I, usando o xadrez como ferramenta, desde então foram varias competições e sempre com destaque para os alunos envolvidos no projeto. No ano de 2016 o Professor João resolveu dedica-se mais profundamente ao Xadrez indo atender uma região varias cidades com uma academia em Juazeiro-BA deixando o projeto com o professor Alberto Bezerra.

O projeto continua e além de vários destaques em torneios pela região. Quatro alunos da ASAS conquistaram no dia 01/10/2017 em Lajedo-PE, a vaga na final da Copa Brasil de Xadrez Escolar.

Nesse ultimo final de semana dias 07 e 08/10/2017 a ONG ASAS realizou o 1º Desafio Beneficente de Xadrez contando com o apoio da Comunidade, Voluntários, Prefeitura municipal de Belo Jardim e Liras Confecções. O evento movimentou o Xadrez em Belo Jardim incentivando crianças jovens e adultos criarem gosto pelo esporte.

“O xadrez ajuda no desenvolvimento intelectual de todo aquele e principalmente das crianças e sua aplicação é muito mais profunda. E nós da ASAS estamos usando o Xadrez para dar a crianças com poucas opções de lazer uma saída ao oque é oferecido nas ruas e isso tem trazido muitos frutos” Professor Alberto Bezerra.
Foram disputadas quatro categorias:

Sub_12 feminino
Campeã: Emilly Sabrina
2º lugar: Maria Vitoria do Nascimento
3º Lugar: Nicole Ingrid

Sub_12 masculino 
Campeão: Hugo Samuel
2º Lugar: Andrey Leite
3º Lugar: Willian dos Santos

Sub_15
Campeão: Gabriel Marcos  
2º Lugar: José Lucas da Silva
3º Lugar: Eduardo Lima

Categoria_Adulto 08/10/2017
Campeão: Evando Mauro Freitas
2º Lugar: João Ferreira Junior
3º Lugar: Josival Elias
4º Lugar: Hugo Samuel
5º Lugar: Washington Araújo
Destaque juvenil: Hugo Samuel

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.