Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Análise Histórica da Festa do Dia 20 de Janeiro

A história da tradicional FESTA DO DIA 20 DE JANEIRO está diretamente ligada a construção da Igreja Matriz da Conceição,paróquia essa fundada em 1884.

A construção da Matriz da Conceição está atrelada a uma antiga olaria que existia onde atualmente é o Bairro da Lagoa, eram feitos mutirões de doações para erguer a Igreja, às pessoas iam a pé buscar tijolos para levarem até o local que foi erguida a Igreja, o terreno da mesma foi trocado por uma ESCRAVA e uma CABRA.De início a igreja possuía apenas uma torre, a segunda só veio a ser inaugurada em 1928 pelo Padre Jeferson.

Em 1930 os padres ganham uma casa paroquial, pois até então os padres viviam de aluguel. 

É então que no final da década de 1930, os padres começaram a usar a imagem de São Sebastião pra realizar missas nos sítios ( pertencentes a BREJO e Pesqueira) e arrecadar fundos pra compra da casa paroquial.


A imagem de São Sebastião foi doada pela esposa do Juiz de direito da cidade, feita pelo “Mestre Tuffo de boa Ventura”, porém a imagem passou por várias restaurações e perdeu a forma original.

A vinda de Padre Assis (1955) na época o padre tinha 38 anos, Padre Assis tinha um trabalho de construtor dentro da Diocese, pois foi dele a construção de Colégios importantes em Arcoverde-PE. Também foi no período de Padre Assis que as festas das Padroeiras alcançam seu auge, principalmente pela participação dos juízes, geralmente membros da sociedade ( Políticos, empresários com poder aquisitivo em destaque, se atribui o declínio da festa devido a extinção do cargo de juiz).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.