Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Lideranças políticas lamentam a morte de Armando Monteiro Filho

Os prefeitos do Recife e do Cabo, Geraldo Julio (PSB) e Lula Cabral (PSB), respectivamente, e o deputado federal Bruno Araújo se solidarizaram com a família

O falecimento Armando Monteiro Filho repercutiu entre personalidades do meio político, que se solidarizam com a família do empresário e ex-ministro. Confira alguns depoimentos:

Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife
“Quero expressar meus sentimentos e enviar meu carinho à família e aos amigos de Armando Monteiro Filho, empresário e homem público pernambucano que dedicou toda sua vida ao Brasil e a Pernambuco, nos negócios, e como deputado e ministro de Estado. Sua trajetória se confunde com a história política do Brasil, sempre ao lado dos interesses de Pernambuco. Que Deus leve conforto a seus familiares neste momento de dor.”

Lula, ex-presidente do Brasil
“É com tristeza que recebemos a notícia da perda de Armando Monteiro Filho, meu conterrâneo e amigo de longa data. Armando conciliou a vida como empresário com a atuação política, auxiliando a construção de um Brasil melhor nas funções de deputado estadual, federal e ministro de Estado no governo Jango”.

Lula Cabral (PSB), prefeito do Cabo de Santo Agostinho
"Em nome do Povo do Cabo de Santo Agostinho, lamentamos o desaparecimento do Dr. Armando Monteiro Filho. Dr. Armando Filho fez história na vida e na política, por sua inteligência política, por sua gentileza no trato com as pessoas, além da retidão e integridade de seu caráter. Pernambuco e o Brasil sentirá sua ausência. Meus sinceros sentimentos aos familiares, especialmente a Dona Do Carmo, Armando Monteiro Neto e Eduardo Queiroz Monteiro".

Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru
"É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-ministro da Agricultura Armando Monteiro Filho. Homem que teve uma longa trajetória no empresariado e lutou firmemente pela democracia e pelos interesses de Pernambuco e do Brasil. Presto minha solidariedade aos seus familiares e amigos".

Fernando Bezerra Coelho (PMDB), senador
"Armando Monteiro Filho foi um homem que mereceu todo nosso respeito e admiração. Um homem público absolutamente comprometido com as melhores causas, lutou uma vida inteira pela democracia e pelo Brasil. Deputado estadual e federal, foi ministro da Agricultura do ex-presidente João Goulart e candidato ao Senado na chapa de Miguel Arraes em 1994. Pai de família exemplar, jamais deixou de estar ao lado da esposa, dos filhos e dos parentes, mesmo com tantos afazeres na vida pública e empresarial. Seu legado não será apagado. Armando é parte fundamental da história de Pernambuco. Minha solidariedade aos familiares e amigos, que possam encontrar conforto nesse momento de pesar".

Humberto Costa (PT), senador 
“Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem a sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida. A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso Estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública.”

Mendonça Filho (DEM), ministro da Educação
"Dr. Armando era homem de diálogo. Como admirador e amigo, rendo homenagem ao Dr. Armando Monteiro Filho, pessoa muito querida. Minha solidariedade à família, dona Do Carmo, filhos, netos e aos amigos neste momento. Foi um grande empreendedor, uma figura pública marcante, com enorme capacidade de diálogo. Uma de suas marcas era a cordialidade. Proativo, sempre pensava e atuava pelo bem do País e de Pernambuco. Nosso reconhecimento público à história e à memória deste grande empresário, homem público e grande cidadão, que foi dr. Armando Monteiro".

Fernando Filho (sem partido), ministro de Minas e Energia
"Armando Monteiro Filho foi, certamente, uma das mais importantes figuras públicas da história de Pernambuco. Sempre comprometido com a democracia e o povo brasileiro, tem uma biografia que orgulha a todos nós. Que sua trajetória possa servir de exemplo e inspiração às novas gerações. Levo meus mais sinceros sentimentos a toda a família, que possam encontrar na fé o conforto para este momento difícil".

Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo
"Lamento profundamente a morte do grande pernambucano Armando Monteiro Filho. O Brasil perde um homem público notável, cuja vida se pautou pela defesa da democracia. Como político e empresário, o ex-ministro sempre defendeu com justiça os interesses de seu Estado e trabalhou em prol do desenvolvimento do País. Seu legado seguirá a inspirar todos nós."

Jarbas Vasconcelos (PMDB), deputado federal
"Pernambuco e o Brasil perdem muito com o falecimento de Armando Monteiro Filho. Ele foi uma figura singular, com um círculo de amizade extremamente amplo, o que reforça a tese de que só acumulou amigos e admiradores ao longo de sua vida. Foi um chefe de família exemplar, sempre cuidadoso e preocupado com todos. Um empresário de sucesso e que sempre soube superar as dificuldades. Vai fazer muita falta. À família, meus sinceros sentimentos ". 

Fernando Monteiro (PP), deputado federal
"Pernambuco e o Brasil perderam, hoje, Armando Monteiro Filho. Empresário de sucesso, Tio Armandinho, como era carinhosamente chamado na família, teve, durante toda a sua existência, uma grande preocupação com o social. Dedicou seus esforços à família e a melhorar a vida dos pernambucanos e brasileiros por meio da política. Serviu ao Estado e ao País como secretário, deputado federal e ministro da Agricultura. Sua partida deixa uma imensa lacuna para todos nós. Mas seu exemplo fica como uma grande referência a ser seguida, tanto na vida pública quanto na familiar". 

Bruno Araújo (PSDB), deputado federal 
"Pernambuco e o Brasil perderam Armando Monteiro Filho, uma importante referência de homem público e empresário que sempre se conectou às legitimas causas sociais pensando de forma coletiva. Deixo aqui os meus sentimentos a toda a família".

Danilo Cabral (PSB), deputado federal 
"Dr. Armando foi um brasileiro digno. Um cidadão do bem! Cumpriu uma passagem bonita entre nós. Enquanto cidadão, era uma pessoa generosa e fidalga. Pai de família exemplar. Como homem público, sempre teve uma preocupação com a justiça social e a redução das desigualdades no Brasil. Que Deus o guarde em lugar especial e conforte toda a sua família."

Augusto Coutinho (SD), deputado federal
"Infelizmente, tivemos que começar o ano de 2018 com a triste notícia da morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Empreendedor nato, figura de grande contribuição para a sociedade pernambucana, com grandes serviços prestados. Foi meu padrinho de casamento, além de um grande amigo do meu pai. Presto aqui minha solidariedade a sua esposa, Do Carmo, seus filhos Armando Neto, Eduardo, Letícia e Horácio, netos, bisnetos, familiares e amigos nesse momento de luto e dor".

Betinho Gomes (PSDB), deputado federal
“O Brasil e Pernambuco perdem um importante homem público, que à sua época prestou um grande serviço ao povo brasileiro como ministro da Agricultura, senador e liderança política e empresarial. Lamento a morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho e quero, aqui, prestar a minha solidariedade e meus sentimentos à família do senador Armando Monteiro Neto.”

Ricardo Teobaldo (Podemos), deputado federal
"Pernambuco e o Brasil perdem um pouco de sua história com a partida de Dr. Armando, empresário, homem público e pai de família exemplar. Perco também uma referência, amigo do meu pai e de toda família. Que Deus conforte todos os familiares e amigos neste momento tão difícil".

Carlos Eduardo Cadoca (sem partido), deputado federal, e Berenice Andrade Lima
"Doutor Armando vai nos fazer muita falta. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do nosso amigo, doutor Armando Monteiro Filho. Ex-ministro, empreendedor, empresário, político, doutor Armando é e sempre será uma figura emblemática na vida política nacional e de Pernambuco. Deixa um legado marcado pela forma particular de fazer e preservar amigos, respeito ao próximo, pela determinação e pela dedicação à família. Ainda estudante, muito jovem, apoiei a campanha dele ao Senado, pelo MDB, em 1966. Daí surgiu uma sólida relação de companheirismo partidário e amizade pessoal que se estreitou através do meu sogro, Zito de Andrade Lima, que militou em vários outros momentos na política com doutor Armando e o considera um verdadeiro amigo irmão. Homem de inteligência privilegiada e fino trato, doutor Armando vai realmente nos fazer muita falta. A esposa, Do Carmo Monteiro, aos filhos, netos, familiares e amigos, as nossas mais profundas condolências".

André Ferreira (PSC), deputado estadual 
"O ministro Armando Monteiro Filho honrou como poucos o nome de Pernambuco com a sua trajetória reta e íntegra. Num momento tão conturbado da política brasileira, a sua ponderação e gentileza farão falta. Deixo aqui meus sentimentos pesar à esposa, Dona Do Carmo, e aos filhos Armando Monteiro Neto e Eduardo Monteiro, pelos quais estendo meus pêsames aos demais familiares".

Priscila Krause (DEM), deputada estadual
“Pernambuco perdeu hoje empresário e figura pública de destaque, nome com experiência quase incomparável, participante de lutas em prol do nosso desenvolvimento, tanto na trincheira política quanto pelo meio dos negócios. Meu abraço carinhoso a dona Do Carmo, filhos, netos, bisnetos e a toda a família do sempre gentil e educadíssimo Armando Monteiro Filho, com a certeza do conforto de uma vida exemplar aqui na Terra.”

Silvio Costa Filho (PRB), deputado estadual
"Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória, sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais. Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano".

Alberto Feitosa (SD), deputado estadual
"Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do empresário e ex-deputado Armando Monteiro Filho por sua partida nesta manhã. Armando teve uma grande atuação na política universitária, estadual e nacional, atuando como secretário de governo de Pernambuco e ministro da Agricultura no governo João Goulart. Sua inteligência, retidão, hombridade e luta pelo nosso país estarão sempre marcadas na sua história. Forte Abraço".

Odacy Amorim (PT), deputado estadual
"É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Armando Monteiro Filho, pai do senador Armando Monteiro Neto. Tratava-se de um homem admirável, empreendedor e que fez muito pelo nosso Estado. Como Ministro da Agricultura e deputado federal, Armando demonstrou todo o seu potencial e disposição ao contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco. Apresento meus sinceros sentimentos a toda família e amigos. Que Deus conforte a todos".

Laura Gomes (PSB), deputada estadual 
"É com pesar que recebi a notícia do falecimento de Armando Monteiro Filho. Eu e Jorge Gomes conhecemos o ex-ministro da Agricultura em 1982 e, durante todo esse tempo, tivemos uma excelente convivência com ele e Maria do Carmo Monteiro, sua esposa. Aprendemos a admirá-lo pela simplicidade e humildade. Meus sentimentos para toda a família e amigos deste pernambucano que tanto nos orgulhou e que teve uma trajetória honrada e valiosa para a história política e empresarial no nosso Estado".

Aline Mariano (PMDB), líder do Governo na Câmara do Recife
"Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do querido amigo Dr. Armando Monteiro Filho, nesta manhã. Amigo querido, pai dedicado, Armando foi um político correto, um empresário visionário, um pernambucano honrado. Fez história e certamente será lembrado por muitos de nós como um exemplo. Um das figuras mais queridas do nosso Estado. Quero prestar minha homenagem a esse homem que aprendi a amar e admirar. Solidarizo-me com a família. Meu abraço carinhoso a Dona do Carmo, filhos e todos os familiares. Você fará muita falta".

Jayme Asfora (PMDB), vereador do Recife
"Quero aqui encaminhar meus sinceros sentimentos à família do ex-ministro Armando Monteiro Filho – principalmente nas pessoas do senador Armando Monteiro e do empresário Eduardo Monteiro. Dr. Armando teve uma bela história de luta e resistência – após o golpe de 64 e a destituição de João Goulart, de quem foi ministro – e sempre foi uma importante referência na política pernambucana, dentre outras coisas, pelas suas marcas de cordialidade, coragem e solidariedade".

Marília Arraes (PT), vereadora do Recife
"Neste momento de luto e dor, solidarizo-me com a família do Dr. Armando Monteiro Filho, um dos principais quadros empresariais de Pernambuco. Ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura (do governo João Goulart), Armando Filho sempre defendeu os interesses de Pernambuco através de uma postura progressista, visionária e democrática. Em 1994, disputou o Senado na chapa do ex-governador Miguel Arraes e teve, como sempre, um importante papel no debate eleitoral. Sua capacidade de mediar, algo raro em tempos de tanta intolerância, fará muita falta a todos que ficam. Meus sinceros sentimentos à família".

Sileno Guedes, presidente estadual do PSB
"O Partido Socialista Brasileiro lamenta a morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho, político e empresário pernambucano que se tornou referência no nosso Estado pela sua integridade e luta pelas causas sociais. Pernambuco perde um grande homem público que defendeu a democracia em um dos momentos mais difíceis para nosso País. Fez história não só aqui, mas em todo Brasil. Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos".

Bruno Ribeiro, presidente do PT de Pernambuco
"A direção estadual do Partido dos Trabalhadores – PT-PE registra a sua grande tristeza pela perda de Armando Monteiro Filho, que foi um amigo pessoal de Lula e um aliado histórico do PT em muitas lutas nacionais e estaduais, numa duradoura relação que sempre foi motivo de orgulho para nós, petistas. Durante as últimas décadas, Armando se destacou no esforço brasileiro de se fazer uma nação desenvolvida com democracia e com justiça social. Foi ministro de Jango, deputado estadual, federal e um militante ativo em defesa da igualdade. No ministério, foi autor de um dos mais avançados projetos de reforma agrária já apresentados no País. Empresário e político sempre presente, com uma notável capacidade de convivência com a diversidade social. Sua vida foi testemunha do seu compromisso e da sua dedicação às causas que acreditava, como a corajosa defesa da democracia durante toda a ditadura militar pós 1964, reafirmada ano passado com a sua defesa firme contra a violação do mandato legítimo de Dilma Rousseff. A sua capacidade de resistência, a sua invulgar cordialidade e a sua firme lealdade aos princípios democráticos e progressistas deixam um admirável exemplo a todos nós, pernambucanos (as). Aos seus familiares, em especial à sra. Do Carmo e ao senador Armando Monteiro Neto, manifestamos a nossa solidariedade amiga e os nossos sentimentos de respeito pela sua trajetória e de orgulho pela relação sólida que com ele sempre mantivemos".

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.