Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

5 dicas para dormir melhor

Não adianta, né!? Tem dias que você vira para um lado, vira para o outro, levanta, deita, toma uma água e até mesmo conta carneirinhos, mas nada ajuda pegar no sono. Se, às vezes, você também se pega nessa situação e parece até que a noite nunca terá um fim, calma!

Nada de alimentos pesados

Antes de tudo, evite consumir alimentos muito gordurosos ou calóricos antes de dormir. Isso porque o sistema digestivo leva mais tempo para digerir esse tipo de comida, e dormir enquanto o corpo realiza a digestão pode alterar a efetividade do seu sono. O ideal é que a última refeição do dia seja realizada entre 2 a 4 horas antes de dormir, ok!?

Porém, se quiser muito colocar alguma coisinha no estômago, que tal um chá? Ele é leve e, dependendo do chá, ainda pode auxiliar para que você tenha um sono mais tranquilo. Mas atenção, evite chás que contenham cafeína, como o chá verde ou o preto, por exemplo. Já a camomila, outro lado, tem propriedades sedativas suaves que previnem a ansiedade e a depressão e promovem relaxamento para uma boa noite de sono.

Prepare um ambiente confortável

Nada mais gostoso do que relaxar em um lugar bem confortável e aconchegante, não é mesmo? Tão gostoso que até bate um soninho. Então, para estimular o seu sono, sempre invista em manter o local de descanso propício ao sono. É indispensável ter um bom colchão, travesseiros macios e roupas de cama sempre limpas e cheirosinhas. Esse tipo de coisa parece banal, mas faz toda a diferença.

Também é bacana manter o escurinho ou, se bater aquele medo, uma luz bem baixa e “quentinha” é ideal. As luzes quentes passam a sensação de relaxamento. Todos os sentidos fazem a diferença, então, se já pensamos no conforto físico e na iluminação, não tem como deixar o som e o olfato de lado.

Muitas pessoas gostam de dormir ao som de músicas relaxantes como sons da natureza, música instrumental e até mesmo mantras. Tudo vai de acordo com o seu perfil, nem todo mundo consegue dormir ao som de algo, mas vale testar! Lembre-se que esse som precisa estar sempre bem baixinho, para não atrapalhar o sono ao invés de ajudar. Por fim, você já ouviu falar sobre aromaterapia? Ela nada mais é do que um tratamento terapêutico trabalhado através dos cheiros, utilizando óleos essenciais de plantas diversas. Essa terapia relaciona o olfato aos sentimentos, buscando promover sensações de tranquilidade e bem-estar. Pensando nisso, a aromaterapia é uma ótima aliada para promover um sono saudável. Os aromas de lavanda e baunilha, por exemplo, são os que apresentam mais eficácia no tratamento do sono. Esses aromas são encontrados em forma de sprays perfumados, velas, cremes para o corpo, óleos de massagem, difusores de óleos, entre outros.

Larga esse celular

É muito difícil encontrar alguém que não dê uma checada no celular antes de dormir. Seja para responder uma mensagem ou “passear” pelas redes sociais. Também há quem goste de dormir enquanto tenta colocar a série preferida em dia. Mas a verdade é que esse hábito pode ser muito prejudicial para o seu sono. Isso porque a luz emitida pelos celulares, tablets e laptops podem confundir o nosso relógio biológico, dessa maneira o corpo não entende que está na hora de dormir. Além disso, a luz, assim como os estímulos desses aparelhos (mensagens que podem chegar, por exemplo) deixam o cérebro em alerta. É claro que você pode reduzir a intensidade da luz emitida, mas o ideal é ficar longe desses aparelhos antes de dormir. O indicado é suspender o uso, pelo menos, 30 minutos antes de ir para a cama.

Tire os problemas da cabeça

Você já realizou os itens anteriores e, mesmo assim, o sono não vem? Às vezes é a preocupação ou a ansiedade que não sai da sua cabeça. Se tem algo que você não consegue parar de pensar, como, por exemplo, uma tarefa a ser feita ou uma frustração, experimente colocar esses pensamentos “para fora”. Basta você escrevê-los em um papel, “tirando-os” da sua cabeça. Dessa maneira, você desocupa a sua mente. Se for uma frustração, você pode jogar fora, mas, se for algum afazer, deixe o papel guardado e, no dia seguinte, você pode resgatá-lo. Também é uma boa maneira de não esquecer uma ideia durante a noite, por isso, deixe sempre um papel e uma caneta na cabeceira da sua cama.

Respiração é tudo

A respiração é a chave para muitos problemas emocionais e físicos, sendo assim, para uma boa noite de sono não é diferente. Por esse motivo, experimente simplesmente prestar atenção a sua respiração. Manter o foco em uma respiração adequada acalma os nossos sistemas e ainda configura o primeiro estágio de um tipo de meditação, chamada mindfulness. Você também pode procurar técnicas de respiração específicas como o exercício 4-7-8, criado por Andrew Weil. Para realizar essa técnica, você deve deitar-se de maneira confortável. Na sequência, feche a boca e inspire contando até quatro mentalmente, então prenda a sua respiração até chegar ao sete. Por fim, expire o ar fazendo barulho enquanto conta até oito. Se mesmo depois de testar essas diquinhas o problema persistir, procure um médico, pois você pode estar sofrendo de um caso crônico de insônia e precisa do atendimento apropriado.

Fonte: msn.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.