Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Pernambuco registra menor taxa de abandono escolar do Brasil

Há dez anos, Pernambuco era o penúltimo estado no indicador de abandono no Ensino Médio, com 24%

Pelo quinto ano consecutivo, o Ensino Médio da rede estadual de ensino de Pernambuco registrou a menor taxa de abandono escolar do Brasil, com 1,5% de evasão. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), nessa segunda (3). A média, no Brasil, foi de 6,9% nas escolas estaduais urbanas. Segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, desde 2013 o Estado se mantém na primeira colocação. 

Há dez anos, Pernambuco era o penúltimo estado no indicador de abandono no Ensino Médio, com 24%. No ranking de 2017, o estado vem seguido por Goiás (2,8%), Espírito Santo (3,4%) e São Paulo (3,9%). Do Nordeste, Maranhão (6,4%) e Ceará (6,6%) também estão entre os dez primeiros colocados, 8º e 9º, respectivamente.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), as escolas estaduais pernambucanas também ocupam a primeira colocação no indicador de 2017, com taxa de abandono escolar de 1%. No Brasil, a média foi de 2,5%. Goiás (1,2%), Santa Catarina (1,3%) e Mato Grosso (1,5%) seguem Pernambuco no ranking. Nenhum outro estado do Nordeste está entre os dez mais bem colocados.

Para o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, a redução da taxa é um desafio, e o Estado tem desenvolvido trabalhos para tornar as escolas mais interessantes para os alunos. "Temos projetos para deixar as escolas mais atrativas, como unidades de tempo integral, escolas técnicas, programas como o Ganhe o Mundo e ensino de robótica", disse. "Além disso, quando o estudante começa a deixar de frequentar a escola, por exemplo, é feito um trabalho de conversa com ele e com os pais, para fazer com que entendam que o espaço é importante para o desenvolvimento e que eles acreditem nas escolas", acrescentou.

Taxa de aprovação
Os dados do Inep destacam ainda a rede estadual de Pernambuco com a melhor taxa de aprovação no Ensino Médio, com 92,6%. No Brasil, o total foi de 81,2%. O ranking registra os estados de Goiás (91,9%), Ceará (88,3%) e São Paulo (86,6%) também no topo da tabela.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, 92,1% foi a taxa de aprovação registrada pelo Inep em Pernambuco no balanço de 2017. A média nacional da taxa de aprovação nas escolas estaduais foi de 86,8%.

Apesar dos números positivos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo, afirma que a taxa de evasão ainda é considerável no Estado. "Não é uma situação que esteja resolvida em nosso Estado, os números ainda existem e são preocupantes. Quando se comemora essas taxas, se tenta tirar o foco da realidade. Registrar que Pernambuco está abaixo de outros estados, tudo bem, mas usar para desviar o foco é onde mora o perigo", afirmou. 

Segundo ele, é necessário estar atento a dados como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio deste ano, que mostram que Pernambuco é o segundo estado do País a ter mais pessoas entre 15 e 29 anos sem estudar ou trabalhar.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.