Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Agentes de saúde de Pesqueira sai na frente no estado de Pernambuco

O requerimento que trata do projeto de lei de conversão (PLV) 18/2018 no senado, que regulamentou a atividade dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que foi aprovado em Brasília, agora também  aprovado em Pesqueira nesta segunda-feira (03) no Plenário da Câmara dos vereadores.

  O texto, que estabelece um reajuste de 52.86% do piso salarial dos agentes de saúde que não foi reajustado em 4 anos, escalonado em três anos, também determina que a jornada de trabalho da categoria terá mais flexibilidade para o desenvolvimento das atividades segundo as necessidades da região e do momento. 

Pesqueira é uma das primeiras cidades do Brasil e a Primeira de Pernambuco em ter este requerimento aprovado na Câmara dos Vereadores, mostrando comprometimento com a categoria.

A nossa equipe conversou com o representante da categoria Washington Agra, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Pesqueira que bateu um papo conosco e falou sobre o projeto.
Confira a entrevista.

BMG: - Primeiramente parabéns pela conquista, nos fale mais sobre este reajuste da categoria.

W.A: - obrigado a você por cobrir uma matéria tão importante quanto esta. Em relaçao ao projeto não é um aumento de salário. Aqui estamos falando em reequilibrar o salário de nossa categoria, compensar os 4 anos de congelamento de nossos salários, durante todo este tempo ficamos sem reajuste e perdemos o poder de compra.

BMG: - Washington, você foi a Brasília em setembro. Sua ida teve haver com este reajuste?

W.A: - Sim, fui a convite do sindicato de  Recife , e com a aval de nossa categoria que assumiu o custeio de minha ida a Brasília e lá podemos ver de perto a dificuldade que é pleitear uma matéria tão difícil quanto esta, graças a Deus e com muita luta eu pude participar deste projeto tão importante pra categoria.

BMG: - Houve dificuldade de colocar este projeto em votação?

W.A: - A nível Federal sim. Tivemos este projeto em tramitação por quase 3 anos no congresso, quando aprovado houveram 32 vetos, alterando e prejudicando o texto original do projeto. Em seguida derrubamos os vetos necessários que regulamentou nossas atribuições, depois disso Temer vetou novamente o dispositivo de reajuste e em seguida derrubamos também o veto presidencial numa sessão congresso em Brasília.
Já aqui em Pesqueira foi tranquilo, a prefeita se mostrou sensível a matéria e os vereadores também. Aproveito o momento  para agradecer a prefeita Maria José e a todos os vereadores que votaram a nosso favor e em especial o vereador Vavá que é lider da prefeita na Câmara e atuou de forma impecável com sua articulação.

BMG: - Washington, qual a situação que a categoria de vocês se encontra a nivel Municipal e Federal?

W.A: - A nível federal conseguimos em dois anos minimizar o reflexo negativo que algumas portarias estava causando, além de praticamente eliminar os riscos que a reforma da PNAB trazia diretamente a categoria que era a extinção da categoria. Ja a nível Municipal, temos melhorado a cada ano e a prova está aí, fomos a primeira cidade a ter o requerimento aprovado no estado e acredito estarmos entre as primeiras 5 cidades do Brasil a ter já aprovado este requerimento. Resolvemos uma pendência em relação ao PASEP e temos ciência que fomos fundamentais na resolução deste problema. Além de outras demandas como PMAQ e interesses pertinentes da categoria.

BMG: - A gente gostaria de agradecer a sua gentileza por nos receber em sua casa e nos conceder esta entrevista, e deixo aberto o espaço para uso exclusivo.

W.A: - Primeiro quero agradecer a Deus pelo discernimento de ter tomado decisões que ajudasse a categoria. Aproveito para agradecer aos associados que depositaram em mim e em nossa diretoria a confiança de representatividade legitimada no último pleito em 2017, e também quero agradecer aos diretores de nossa associação que tem se esforçado ao máximo para que a gente desempenhe um resultado benéfico em prol de nossa categoria.

Aproveito o momento para citar uma frase de Isaac Newton e adaptar ela no coletivo:

"  Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes"

Já no nosso caso é: " Se chegamos até aqui, foi porque nos apoiamos no ombro dos gigantes"  e estes gigantes são os nossos associados que nos apoiam nos mais difíceis e remotos pleitos.

Um comentário:

  1. Grande amigo woshinton sempre levando a paz,amor,uniao e compaixao ao proximo. exemplo de ser Humano parabens orfulho de te ter como ammigo meu broder sucesso..

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.