Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Programação completa do São João 2019 de Caruaru é divulgada; confira


Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, e Léo Santana estão entre as atrações confirmadas.

A programação do São João 2019 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta terça-feira (30). As festividades serão iniciadas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga no dia 1º de junho e seguirão até o dia 30 do mesmo mês.

A abertura dos shows será realizada no polo principal da festa com apresentações de Elba Ramalho, Mano Walter e a Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira.

Os artistas Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana também fazem parte da lista de atrações do festejo junino. Os homenageados do evento deste ano são o músico Sebatião Biano, a cantora Marlene do Forró, Marrone do Palhoção, Fogueteiro Manoel Mamoca (in memorian) e o artesão Severino Vitalino (in memorian), filho do Mestre Vitalino.
De acordo com a prefeitura, serão quase dois meses de "Ciclo Junino", com 31 dias de festa, em 24 polos. Os festejos têm início no aniversário da cidade, dia 18 de maio, com o "São João na Roça", em Itaúna, e vão até 14 de julho, com a realização do Xerém com Galinha, na Vila do Rafael.

Neste ano serão implantados polos nas comunidades de Lages e Itaúna, totalizando 12 na zona rural. Outra novidade é a ativação do Monte Bom Jesus, que contará com música instrumental – com noites dedicadas à sanfona, pífano, viola e jazz.

Para a prefeita Raquel Lyra, o São João de Caruaru se consolida como evento descentralizado. “Estamos com mais dois polos na zona rural. Também vamos oferecer uma programação no Monte Bom Jesus, valorizando a comunidade e este lugar turístico tão importante para nossa cidade. Vamos fazer mais uma vez um grande evento, com atrações que agradam os mais variados públicos”, disse.

Para a prefeita Raquel Lyra, o São João de Caruaru se consolida como evento descentralizado. “Estamos com mais dois polos na zona rural. Também vamos oferecer uma programação no Monte Bom Jesus, valorizando a comunidade e este lugar turístico tão importante para nossa cidade. Vamos fazer mais uma vez um grande evento, com atrações que agradam os mais variados públicos”, disse.
A identidade visual do São João 2019 de Caruaru conta com a participação xilogravurista J. Borges, que produziu quatro obras exclusivas para a festa. Elas retratam a Feira de Caruaru, o Monte Bom Jesus e uma banda de pífanos, além da fonte utilizada. Foram disponibilizadas ainda mais de 30 peças para reprodução. Pela terceira vez, o responsável pela cenografia é o designer e cenógrafo Whalter Holmes, nascido em Caruaru.

Confira a programação completa do Pátio do Forró:
Sábado - 1º de junho: Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira, Elba Ramalho e Mano Walter;
Domingo - 2 de junho: Renilda Cardoso, Tayrone e Mastruz com Leite;
Sexta-feira - 7 de junho: Guilherme Topado, Gabriel Diniz e Cavaleiros do Forró;
Sábado - 8 de junho: Batista Lima, Jonas Esticado e Fulô de Mandacaru;
Domingo - 9 de junho: Lucas Costa, Dorgival Dantas e Alcymar Monteiro;
Quarta-feira - 12 de junho: Adriana Moral, Marília Mendonça e Petrúcio Amorim;
Sexta-feira - 14 de junho: Caru Forró, Bell Marques e Jorge de Altinho;
Sábado - 15 de junho: Vumbora, Saia Rodada e Luan Estilizado;
Domingo - 16 de junho: Totonho, Xand Avião e Waldonys;
Quinta-feira - 20 de junho: Danilo Pernambucano, Show Música do País de Caruaru e Brucelose;
Sexta-feira - 21 de junho: Didi Caruaru, Alok e Israel Novaes;
Sábado - 22 de junho: Gleydson e Henricky, Zé Neto e Cristiano e Geraldinho Lins;
Domingo - 23 de junho: Ricardo França, Azulão, Matheus e Kauan e Novinho da Paraíba;
Segunda-feira - 24 de junho: Irah Caldeira, Fagner e Gustavo Mioto;
Sexta-feira - 28 de junho: Gilvan Neves, Léo Santana e Maciel Melo;
Sábado - 29 de junho: Valdir Santos, Bruno e Marrone e Avine Vinny.


Conheça a história do São João de Caruaru
Idealizada pelo falecido odontologista Agripino Pereira, a festa teve início em 1972 na Rua São Roque, no Centro, segundo o historiador Walmiré Dimeron. "Ele gostava demais de organizar tudo. Era uma época muito boa", lembrou a aposentada Tereza Pereira, viúva de Agripino.

A família Pereira morava na Rua São Roque quando o odontologista - ao lado a mulher dele - teve a ideia de decorar o local para comemorar o São João. Como as pessoas receberam a festa de forma positiva, em 1973 Agripino foi até Vitória de Santo Antão tentar conseguir patrocínio de uma empresa de bebidas - que ajudou cedendo um carro de som para animar as quadrilhas e cirandas. Naquele ano, a festa passou a ser realizada na Rua 3 de maio.
"Para a decoração da rua, todos os vizinhos participavam, eram cerca de 33 famílias. Meus filhos tinham três, sete, dez, 11 e 12 anos na época e os maiores já ajudavam também. Eu ficava fazendo pamonha, canjica e as outras comidas típicas porque naquele tempo não tinha ninguém que vendesse, como tem hoje. Eu ainda ajudava a organizar as apresentações culturais, como ciranda, quadrilha e dança de fita", contou Tereza ao G1.

O casal deixou de participar da organização do evento quando foi morar em outro bairro e Agripino começou a estudar odontologia. A aposentada explica que em 1977 quem ficou à frente do São João foi uma das seis irmãs Lira, as quais sempre ajudavam a família Pereira durante o festejo.

Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.