Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Tacaimbó recebe Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

Foi entregue pela deputada estadual Teresa Leitão (PT) em Reunião Solene na noite desta segunda (27) na ALEPE

O prefeito de Tacaimbó, Álvaro Alcântara Marques da Silva (PT), recebeu das mãos da deputada estadual Teresa Leitão (PT) o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca, pelo trabalho da Secretaria de Educação do município em promover o livro e a leitura por meio de sua Biblioteca Itinerante, que consiste em levar a estrutura da Biblioteca Municipal às comunidades Rurais e Urbanas da cidade.

Destinado a agraciar gestões municipais pernambucanas que promovam a instalação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares, o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca foi instituído pela Assembleia em 2015, por meio da Resolução nº 1317, de autoria da deputada Teresa Leitão. Na edição deste ano, foram premiadas as Prefeituras do Recife (RMR), de Ferreiros (Zona da Mata), de Tacaimbó (Agreste) e de Tacaratu (Sertão), em Reunião Solene na noite desta segunda (27).

Teresa Leitão recordou que a ideia de criar o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca surgiu de um amplo processo de discussão com o Fórum Estadual do Livro e da Literatura. A parlamentar enfatizou a atuação da cidade do Agreste para merecer a honraria. “Tacaimbó tem a sensibilidade de priorizar a leitura. A Biblioteca Municipal não se restringe a um espaço, mas, graças ao esforço da Secretaria de Educação, tornou-se itinerante”, elogiou.

A deputada também completou dizendo que o interesse por promover a leitura e a biblioteca não tem a ver com condições financeiras da prefeitura, mas sim, com a prioridade que o gestor público dá ao tema. “Na cidade do Recife está dando certo a experiência do Compaz e tantas outras. Mas nos orgulha quando a gente vê recebendo o mesmo prêmio que nossa capital, a cidade que mais arrecada, os municípios de Tacaimbó, Tacaratu e Ferreiros, com condições semelhantes de pouca arrecadação, que dependem de repasses do FPM, Fundeb, BPC, aposentadoria rurais e pensões. O que concluímos é que esses pequenos municípios também tiveram a sensibilidade de priorizar a leitura no ambiente da biblioteca”, disse a parlamentar.

As gestões vencedoras receberam troféus, diplomas e kits de leitura. A premiação foi entregue ao secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, que representou o prefeito Geraldo Julio; ao prefeito de Tacaratu, José Gerson da Silva; à secretária de Educação de Ferreiros, Fernanda Machado, representando o prefeito Bruno Jafé; e ao prefeito de Tacaimbó, Álvaro Alcântara.

Teresa Leitão também criticou os cortes nas verbas para a educação promovido pelo Governo Bolsonaro e afirmou que os municípios vitoriosos enfrentam “pressões e limites orçamentários”, mas que elegeram priorizar a educação. “Paulo Freire disse: a Educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, lembrou, concluindo que “não há processo civilizatório que não passe pelos livros”.

Fotos: Péricles Chagas/Cortesia Alepe

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.