Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Alerta Celular devolve 300 telefones, alguns roubados há mais de um ano

De acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado, desde o início do projeto, em março de 2017, mais de 15.322 aparelhos já foram recuperados

Um mutirão para devolução de mais de 300 celulares roubados que foram recuperados pelas Polícias Militar e Civil de Pernambuco, através do cadastro no “Alerta Celular”, aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) no prédio da sede operacional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Alguns dos aparelhos haviam sido roubados há mais de um ano. 

Pessoas que realizaram cadastro do aparelho no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) e tiveram seus celulares encontrados puderam receber o aparelho. É o caso do motorista de aplicativo Emerson Limões, de 20 anos, que foi roubado em fevereiro deste ano quando saía de uma casa de show, no Bairro do Recife, área central da capital. Ele contou que, após o ocorrido, realizou o cadastro no site da SDS, e, na última semana, recebeu um comunicado de que o aparelho havia sido encontrado. “Eu fui assaltado um mês depois de ter comprado e ainda estou pagando o telefone. Eu nem acreditei quando me ligaram. O celular tá novo e eu tô muito feliz”, contou.

Após ter o celular furtado em agosto de 2018 dentro de um BRT, na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central da capital pernambucana, a técnica em enfermagem Gicélia Bastos, de 40 anos, também conseguiu recuperar o aparelho nesta sexta-feira. “O celular foi encontrado em Belo Jardim [no Agreste de Pernambuco] e está bem conservado. Eu fiquei muito feliz pois não tinha mais esperanças de que iriam encontrar mesmo depois do cadastro, mas aconselho todos a cadastrarem seus aparelhos”, disse.

A delegada Beatriz Leite explicou que, para realizar o cadastro no Alerta Celular, é necessário que o dono do aparelho realize um Boletim de Ocorrência e possua o número do Imei do aparelho.“Esse número é único. Se o aparelho tiver dois chips, a pessoa deve escolher um dos números e colocar como Imei e outro no campo de número de série, junto com as observações e a maior quantidade de dados possíveis sobre o aparelho e sobre o dono do celular, como telefone para contato e e-mail”, explicou a delegada.

De acordo com a SDS, desde o início do projeto, em março de 2017, mais de 15.300 aparelhos já foram recuperados, sendo 881 no primeiro ano. Já de janeiro a novembro deste ano, o número de celulares resgatados subiu para 8.894 - novembro deste ano foi o mês com menor números de casos de roubo de celulares registrados, com 1.973 ocorrências.

Ainda segundo a SDS, na Região Metropolitana do Recife, há 754 aparelhos recuperados, mas que, por falta de dados como endereço ou contato dos proprietários, ainda não puderam ser devolvidos aos donos.

Para o secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, o projeto Alerta Celular tem contribuído na diminuição dos crimes contra o patrimônio em Pernambuco. "Esse é um projeto bastante inovador e que vem trazendo integração entra a população e as polícias, com a possibilidade real da devolução do aparelho. Esse é 27º mês consecutivo de diminuição dos crimes contra o patrimônio, especialmente dos roubos de celulares, que é o objeto preferido dos criminosos", contou o secretário.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.