Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Tremores de terra são registrados em Caruaru

Segundo o LabSis/UFRN, os abalos sísmicos tiveram magnitudes de 2.2, 1.7 e 1.9 graus na Escala Richter

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou três tremores de terra na noite desse domingo (29). Os abalos sísmicos tiveram magnitudes de 2.2, 1.7 e 1.9 graus na Escala Ritcher - todos após as 22h30. Os eventos foram captados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

De acordo com a Escala Richter, os tremores com menos de 2.0 graus são considerados "microssismos", e os com valores entre 2.0 e 2.9 graus são "muito pequenos". Os abalos ocorreram a aproximadamente 7 quilômetros de distância a Nordeste de São Caetano, também no Agreste, e a 12 quilômetros a oeste de Caruaru.

Nas redes sociais, internautas comentaram os eventos sísmicos. "Último tremor de terra em Caruaru no ano, eu fui!", postou @renatatorrescru. "E esse tremor em Caruaru?", disse @romirandape. "Acabou de ter tremor aqui em Caruaru kkkkk muito doido nunca tinha passado por isso. Tudo tremendo", comentou @akarolinamelo.

Mais tremores no Agreste
A terra também tremeu no início da noite de quinta-feira (26) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Segundo dados do LabSis/UFRN, a magnitude do abalo foi de 2.1 graus na Escala Richter às 21h20.

Sentido também em Brejo da Madre de Deus, o epicentro do abalo ocorreu a aproximadamente 10 quilômetros a oeste de Santa Cruz do Capibaribe.

Por que a terra treme em Caruaru?
Segundo a revista Galileu, os tremores de terra em Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A "Capital do Forró" está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.