Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

5 erros que todo inquilino deve evitar

Viver de aluguel não precisa ser sinônimo de casa sem personalidade. É possível, sim, planejar uma decoração de apartamento alugado que transmita a identidade do morador. A questão é que, muitas vezes, a busca pelo cantinho dos sonhos pode induzir os inquilinos ao erro, com reformas e alterações que violam o acordo realizado com o locador. 

Confira 5 erros que todo locatário deve evitar:

1. Descuido com animais de estimação
Apesar da proibição de animais em condomínios não ser mais permitida, a convenção e o regimento interno podem estabelecer algumas regras e impor restrições para as áreas comuns do prédio. Essas normas podem regular a circulação dos animais em determinados espaços, restringir o uso do elevador ou ainda exigir que eles façam seus passeios sempre de coleira ou focinheira. Para evitar problemas com bichos no apartamento alugado ou mesmo multas, esclareça todas as dúvidas com o proprietário e respeite as orientações. 

2. Pintar sem permissão
Pintar as paredes é uma prática bastante comum no aluguel. Afinal, nem todo mundo se satisfaz com paredes brancas o tempo todo. Mas, se você deseja trocar a pintura, peça permissão antes de fazer qualquer alteração permanente. Cores mais escuras, por exemplo, são mais difíceis de desfazer após o fim do contrato. Não pinte armários, azulejos, portas ou qualquer outra parte da unidade sem permissão e espere que o proprietário fique contente com isso.

3. Reparar coisas por conta própria
Pode parecer grosseria ou soar como descaso, mas evite fazer reparos ou consertar qualquer eventual problema por conta própria. Se você deseja reparar uma torneira com vazamento ou acabar com infiltrações na parede, questione o locador antes. Como proprietário, ele tem o direito de decidir como os reparos serão executados e por quem.

4. Violar termos de locação
Leia todos os termos e cláusulas do contrato de locação. Com o tempo, locadores podem adicionar regulamentos específicos e cabe a você ler e compreender antes de assiná-lo. Sublocar sem permissão, por exemplo, é uma atitude que pode violar o acordo e resultar em multa. Já a troca de pisos e revestimentos ou a instalação de novos armários e ar-condicionado são pontos que também exigem a autorização prévia do proprietário. 

5. Não se comunicar
A falta de comunicação entre inquilino e locador é um dos principais motivos que fazem os moradores desrespeitarem acordos. Pode parecer difícil em alguns casos, mas a comunicação clara no início de qualquer contrato faz toda a diferença.

Fonte: Wildes de Brito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.