Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Celpe dá dicas para economizar energia durante confinamento em casa

Confinados em casa, a preocupação da população também é com o aumento do valor da conta de energia

A pandemia do novo coronavírus alterou significativamente a rotina das famílias. Sem aulas nas escolas e com a implantação do home office por parte de muitas empresas, a população passou a consumir muito mais energia elétrica. Para minimizar os danos e utilizar conscientemente a energia, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou algumas dicas para que as famílias não sejam surpreendidas com um alto valor nas contas de energia.

Confira algumas dicas da Celpe: 

Quais medidas devo tomar com o meu celular e computador?
Monitore o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Desligue o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.

Quais medidas devo tomar em relação aos outros itens da casa?
Você pode implementar medidas acessíveis no seu dia-a-dia como: apagar as lâmpadas que não estiver utilizando e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz natural; desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando; ao ligar o ar-condicionado, manter as janelas e portas fechadas; desligar o aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; não deixar a TV ligada sem necessidade e não abrir a porta da sua geladeira a todo momento. Não se esqueça: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos nós!

Quais as principais bases para um trabalho remoto bem sucedido?
A Celpe recomenda o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele, devem ser estabelecidos alguns critérios como prioridades, metas e expectativas alinhadas entre as equipes. Além disso, é importante o compartilhamento de responsabilidade de contato entre todos, estabelecendo uma base de relacionamento de acordo com estilo, habilidades e preferências de trabalho de cada um.

O contato será feito exclusivamente por e-mail?
Não, o ideal é que a relação entre líderes e colegas de trabalhos vá além do e-mail e adote métodos como telefone, mensagens instantâneas, mensagens de texto individuais ou em grupos. O uso de ferramentas para realização de videoconferência e manutenção de contato visual, como o Teams ou Skype, também é importante, pois a visualização de expressão das pessoas contribui na comunicação.

Preciso ficar online o tempo todo?
Assim como você cumpre um horário regular no ambiente de trabalho, o home office estabelece que o funcionário siga a mesma carga horária quando estiver de casa. O importante aqui é determinar um tempo adequado de resposta para evitar transtornos causados pelo chamado ‘silêncio virtual’.

Como manter a produtividade e o engajamento?
A programação de reuniões por videoconferência com regularidade contribui para o alinhamento entre todos os membros da equipe sobre o progresso das demandas, assim como evita a sensação de isolamento e desconexão que alguns funcionários podem sentir no início. Esse momento também é útil para engajar conversas que vão além da rotina de trabalho, seja no começo ou ao final da reunião, promovendo a integração.

Existem formas de otimizar as reuniões online?
Sim, certifique-se que todos escutem claramente o que é discutido em reuniões por telefone ou videoconferência e reduza os ruídos do ambiente. Além disso, verifique regularmente se os participantes têm algo a acrescentar ou perguntar. Essas trocas podem ser facilitadas com o estabelecimento de uma pauta, horário e um cronograma consistente.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.