Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Sobe para três o número de mortos por Covid-19 em Pernambuco

Pacientes são um morador do Recife e um canadense passageiro do navio Silver Shadow

Pernambuco confirmou mais duas mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (26). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) os pacientes. ambos com doenças pré-existentes, são um morador do Recife de 69 anos e um canadense passageiro do navio Silver Shadow, de 79 anos. Com isso, subiu para três o total de mortes por novo coronavírus no Estado. Ambos estavam internados no Real Hospital Português, no Recife, e faleceram na madrugada desta quinta.

Os dois pacientes foram notificados no dia 12 de março. O canadense chegou ao Recife a bordo do Silver Shadow e passou mal durante o desembarque. Com sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar, ele foi notificado como caso suspeito de Covid-19. Segundo a SES-PE, o estrangeiro era ex-fumante e tinha problemas cardíacos. No RHP, foi entubado e levado à UTI.

O canadense foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise e recebeu medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ainda segundo a SES-PE, ele também recebeu a combinação de azitromicina e hidroxicloroquina, mas não resistiu e morreu nesta madrugada.

O outro paciente, morador do Recife de 69 anos, era hipertenso e tinha histórico de viagem para Portugal e Itália. O idoso retornou ao País em 10 de março e no dia 12 foi atendido em uma unidade de saúde particular com febre e alteração na ausculta pulmonar. Depois de receber assistência médica e coletar material para análise laboratorial, ele foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, o recifense buscou outra emergência, a do RHP, com dispneia e insuficiência respiratória. Ele foi então entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou processo de diálise. Dois dias depois, apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Nessa quarta-feira (25), ele teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibióticos e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina, mas morreu nesta madrugada.

Primeiro óbito
Um idoso de 85 anos foi a primeira vítima fatal da Covid-19 em Pernambuco. A informação foi confirmada na quarta-feira (25). O paciente estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Morador do bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, o homem tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. 

Apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve uma piora na função renal e, por isso, precisou passar por diálise na terça-feira (24). Tal procedimento para pessoas acima dos 80 anos é considerado de risco. Na manhã da quarta-feira, ele teve uma parada cardiorrespiratória durante sessão de diálise. Apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe médica, o paciente faleceu.

Total de casos
O último balanço da SES-PE, divulgado na quarta-feira (25), contabiliza 46 casos. Um novo boletim será repassado nesta quinta-feira (26).

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.