Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Cidades do Agreste Meridional saem do rodízio e passam a receber água nas torneiras todos os dias

Compesa volta a abastecer a população de Saloá, Lagoa do Ouro e Águas Belas diariamente. Em Bom Conselho, a oferta de água foi ampliada e o rodízio foi cortado pela metade.

Após severo período de estiagem, o cenário hídrico do Agreste Meridional começou a mudar com as últimas chuvas que caíram na região. Os volumes acumulados em barragens como Prata, Riacho da Palha e Lamarão permitiram que a Compesa volte a abastecer a população de Saloá, Lagoa do Ouro e Águas Belas diariamente. Em Bom Conselho, a oferta de água foi ampliada e o rodízio foi cortado pela metade.

Saloá saiu do rodízio e está recebendo água 24h, todos os dias, após a Barragem da Prata, que tem aproximadamente 161 mil metros cúbicos, recuperar 97% do seu volume. A cidade de Bom Conselho teve o calendário reduzido de seis dias com água e seis dias sem para 3 com X 3 sem, desde que a barragem Caboge, que tem capacidade total de 153 mil metros cúbicos, acumulou 95%, o que equivale a 145 mil metros cúbicos.

Lagoa do Ouro, que era abastecida em um regime de dois dias com água e quatro dias sem, saiu do rodízio e está com água 24h, assim como Brejão, que saiu do rodízio de 3 dias com água e 3 dias sem. Os municípios recebem água das barragens de Riacho Palha e Tatuaçú, respectivamente. A barragem de Riacho da Palha está com 100% do seu volume total de 18,5 mil metros cúbicos. Já a barragem de Tatuaçú alcançou 56,5 mil metros cúbicos, o que representa 80% da sua capacidade total, que é de 70 mil.

Águas Belas voltou a ser atendida via rede de distribuição. Abastecida por caminhões-pipa desde novembro de 2019, a cidade está recebendo água em um calendário de três dias com e seis dias sem, desde que a barragem de Lamarão, com capacidade total de 120 mil metros cúbicos, recuperou 40% do seu volume, o equivalente a 48 mil metros cúbicos.

“Atendendo a orientação da presidente Manuela Marinho, agimos com rapidez para recuperar os sistemas de abastecimento das cidades e para ampliar o funcionamento daqueles em que a oferta era menor. Conseguimos tirar três cidades do rodízio de abastecimento e os moradores estão contando com água nas torneiras todos os dias. Em meio à pandemia do novo coronavírus, é muito importante para manter a higienização das mãos e da casa e, assim, minimizar os riscos de contágio”, ressalta o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Aldo Brasileiro.

Fonte: Jardim do Agreste

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.