Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Dicas de como evitar acidentes domésticos com crianças neste período de isolamento

Pais e responsáveis precisam redobrar a atenção e recorrer à adoção de medidas simples dentro de casa

Durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, os acidentes domésticos com crianças têm aumentado e, entre os acidentes mais comuns, estão queimaduras e quedas. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, no período, os acidentes domésticos apresentaram crescimento de 25%. Para ajudar os pais, o coordenador médico da Samu de Olinda, Elenilson Pereira, dá dicas de como evitar que as crianças se machuquem durante este tempo dentro de casa.emia.

 “A casa precisa ser coberta de cuidados, incluindo tomadas, fogões, recipientes com água e sacos plásticos. Esta vigilância fará toda a diferença, preservando o bem-estar da família e até a vida dos pequenos”, explicou o médico.

Confira as dicas:

Queimaduras no fogão
Uma forma de evitar acidentes com o fogão é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.

Inalação de gás
Para evitar o risco de vazamento de gás, mantenha o registro do gás fechado sempre que não estiver em uso. Se o seu gás não for encanado, instale o botijão em uma área reservada, assim, caso aconteça algum vazamento diretamente dele, não haverá perigo de explosões e intoxicação por inalação de gás.

Choque elétrico
O primeiro protetor é a tampa de tomada que é bem comum de ser encontrada, tanto em lojas de material elétrico quanto de materiais de construção. A tampa tem um formato simples, que encaixa nos furos da tomada e é feito de um material que não conduz eletricidade.

Intoxicação com produtos de limpeza
Procure sempre armazenar produtos de limpeza em lugares aos quais a criança e animais domésticos não tenham acesso, sempre no alto.

Quedas
- Tapetes podem ser evitados, mas, caso sejam indispensáveis, dê preferência aos antiderrapantes que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar;

- Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer;

- Deixar todos os cômodos sempre bem iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.