Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Governo de Pernambuco fecha praias e parques neste fim de semana

Todas as praias e parques de Pernambuco estão fechadas até a próxima segunda-feira (6). A medida faz parte de um novo decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara nesta sexta (3), que também mantém a suspensão do comércio, serviços públicos e demais atividades consideradas não essenciais até 17 de abril. A intenção é tentar controlar o avanço do novo coronavírus no estado. 

"Trabalhamos todos os dias para garantir mais leitos, equipamentos, cuidados médicos. Enviamos recursos e material para os municípios. Mas nenhum governo, mesmo com o apoio de outros poderes, iniciativa privada, colaboradores, ninguém conseguirá barrar essa escalada do coronavírus se não contarmos com o apoio e a atitude de todos", diz o governador em pronunciamento oficial. "Observamos um movimento preocupante nas ruas e os dois efeitos não tardam. Registramos um número recorde de casos no estado, e isso nos leva a novas medidas hoje. É questão de responsabilidade e compromisso com a vida. Ampliamos as restrições e, mais uma vez, apelamos à população que fique em casa. O momento é crítico. Não podemos permitir que a propagação do vírus acelere."

O decreto também determina que as escolas públicas e privadas continuem fechadas até 30 de abril e que as instituições financeiras, como bancos, apresentem medidas para preservar a saúde dos clientes que se aglomeram em filas - nessa semana, a reportagem do Diario flagrou por diversas vezes esse tipo de cena no Recife. 

As novas determinações foram anunciadas no mesmo dia em que Pernambuco alcançou a marca de 136 casos da covid-19 e 10 mortes. O governo do estado pode aumentar esses prazos e definir novas medidas restritivas, a depender de como a pandemia irá avançar por aqui nos próximos dias. 

“É extremamente importante que nos próximos 15 dias as pessoas mantenham o isolamento social. Registramos um aumento significativo do número de contaminações pela covid-19 e a tendência é que esses números continuem crescendo. Só vamos conseguir reduzir essa escalada com a conscientização de todos de que é preciso ficar em casa”, afirmou o governador, em nota à imprensa.

Abril será um mês crucial no combate à pandemia. “Tudo o que fizermos neste fim de semana e nos próximos dias vai ser determinante para o momento do pico do número de doentes e de mortos que deve ocorrer na segunda quinzena de abril”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo, no material divulgado pelo governo.

No Recife, para tentar garantir o fechamento pleno de praias e parques, a prefeitura determinou também o fechamento das 543 vagas de estacionamento localizadas no calçadão de Boa Viagem. Os quiosques e o comércio ambulante na área já estão suspensos. A Guarda Civil Municipal, a Diretoria Executiva de Controle Urbano e a Polícia Militar irão ficar de olho.

Além da Praia de Boa Viagem, ficam fechados na capital os parques 13 de Maio, Jaqueira, Santana, Arnaldo Assunção, Robert Kennedy, Apipucos, Caiara, Arraial do Forte Novo do Bom Jesus, Dona Lindu, Macaxeira e o Sítio Trindade. "Para voltarmos a uma vida normal, primeiro temos que garantir a vida. Os serviços essenciais estão assegurados, juntos vamos vencer essa guerra. Faça a sua parte, fique em casa", diz Paulo Câmara.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.