Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Pernambuco é o único estado com 'alto nível de transparência' sobre dados do coronavírus, diz estudo

Estado recebeu 81 pontos, de um total possível de 100, segundo o critério de avaliação de ONG internacional. Dados permitem traçar perfil dos casos da Covid-19 em PE.

Um estudo da organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR) apontou Pernambuco como o único estado brasileiro a apresentar um resultado “de alto nível de transparência” em relação às informações divulgadas sobre o novo coronavírus. O estado recebeu 81 pontos, de um total possível de 100, adotado como critério de avaliação.

O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (3). Segundo a OKBR, foram levados em conta critérios como conteúdo dos dados repassados, como idade, sexo e hospitalização de pacientes confirmados, além de informações sobre a infraestrutura da saúde.

Em segundo lugar, está o Ceará, com 69 pontos. O Rio de Janeiro ficou na terceira colocação, com 64 pontos. Nesses dois estados, de acordo com a pesquisa, a classificação é de “bom nível de transparência”. Nas posições seguintes, a classificação é de “médio nível”, “baixo” e “opaco”.

Dados do coronavírus no estado

Dos 136 pacientes com coronavírus em Pernambuco, número que corresponde ao período desde 12 de março até esta sexta-feira (3), 24,6% têm entre 30 e 39 anos, percentual que representa 33 pacientes. Em seguida, estão os pacientes dos 60 aos 69 anos, que representam 20% do total.

A paciente mais idosa, até então, é de uma mulher de 97 anos, que teve registro de cura clínica na terça (31). Já o mais jovem, um bebê de 1 mês, teve a confirmação do diagnóstico de Covid-19 divulgada nesta sexta (3).

O estado registrou, ainda, a morte de dez pacientes com Covid-19 entre o dia 25 de março e esta sexta-feira (3). Desse total, 70% são homens que tinham entre 62 e 85 anos. Pelo menos seis deles apresentavam algum tipo de doença crônica como diabetes ou hipertensão.
Dos fatores de risco associados às mortes, a hipertensão está em 26,32% dos casos. Em seguida, vem a diabetes, associada a 21,05% dos pacientes. Infecções respiratórias estão em terceiro lugar, com 10,53%.

Considerando a faixa etária, a maior parte dos óbitos (quatro deles) ocorreu em pacientes entre 60 e 69 anos. Em seguida, vêm os maiores de 80, com três casos. As faixas etárias de 30 aos 39, de 50 aos 59 e de 70 aos 79 têm, cada uma, um caso de morte.

Um dos pacientes que faleceu com Covid-19 no estado foi um homem de 82 anos, morador do Recife. De acordo com a família, ele tinha histórico de diabetes e foi a uma unidade de saúde tratar um problema no pé e retornou ao hospital dias depois, apresentando sintomas da doença transmitida pelo novo coronavírus.

Fonte: G1 Caruaru


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.