Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Com 53,8% da população em casa, PE tem maior índice de isolamento do país no 1º dia da quarentena

Baseado em levantamento de empresa de tecnologia a partir de dados da localização de celulares, percentual registrado no sábado (16) foi divulgado neste domingo (17) pelo governo.

Com média de 53,8% da população do estado em casa devido à pandemia do novo coronavírus, Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil no sábado (16), primeiro dia da quarentena decretada nos municípios do Recife e de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. O percentual, baseado no georreferenciamento feito pela empresa de tecnologia Inloco, foi divulgado pelo governo estadual neste domingo (17).

Nas cinco cidades onde começou a quarentena, o índice médio de isolamento, calculado com base nos dados de localização de celulares, atingiu 60%, superando os 48% registrados no sábado anterior (9), ainda de acordo com o governo de Pernambuco. Entre as capitais brasileiras, Recife atingiu o maior percentual de isolamento, com 62,1%.

Os outros municípios afetados pelas medidas mais rígidas de circulação de pessoas e veículos, Olinda registrou 61%; Camaragibe, 59%; e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa no sábado (16).

"São números importantes, mais ainda longe dos 70% que são ideias e necessários para que tenhamos uma diminuição consistente no ritmo de disseminação da Covid-19. Temos mais 14 dias pela frente nesse esforço, que é de todos. Sair de casa só para compras essenciais ou para atendimento médico”, disse o governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento na internet.

Em relação aos outros quatro estados brasileiros que também superaram o índice de 50% do isolamento social no sábado (16), Pernambuco ficou na frente do Ceará (52,7%), do Amapá (52,7%) e do Pará (51%).

Fiscalização
Durante as 24 horas do sábado (16), foram montados 35 pontos de blitze para fiscalizar o fluxo de veículos nas cinco cidades do Grande Recife que entraram em quarentena. Ao todo, 1.728 veículos foram abordados nos pontos de bloqueio, 2.794 pessoas que circulavam nas cinco cidades foram orientadas a retornar para suas casas e 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes e bares, foram fechados. Neste domingo (17), o governo aumentou para 43 o número de pontos de bloqueio.

“Quanto menos contato com outras pessoas, menor a possibilidade de se contrair o novo coronavírus ou de contaminar os outros, caso você esteja doente. Não existe fórmula mágica nessa batalha. As nações mais ricas do mundo precisaram passar pela quarentena para começar um processo gradual de retomada das atividades", afirmou o governador.

Covid-19 em Pernambuco
Pernambuco confirmou, neste domingo (17), mais 964 casos e 55 óbitos devido à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, além de outras 45 curas clínicas. Com isso, desde o início da pandemia, em março, até essa data, o estado contabilizou 19.452 confirmações, 1.516 mortes e 2.969 pessoas curadas.

Fonte: G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.