Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Rodízio de carros no Recife não aplicará multas a condutores infratores

Motoristas de aplicativo também estão incluídos no rodízio de carros; medida exclui apenas táxis, ônibus e profissionais de serviços essenciais

O isolamento rígido no Recife, em conjunto com os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, que valerá de 16 a 31 de maio, adota como uma das principais medidas o rodízio de carros por todas as pessoas, incluindo os motoristas de aplicativo. A medida permite livre acesso apenas a táxis, ônibus e veículos de trabalhadores de serviços essenciais, conforme declaração do empregador ou documentação que possa comprovar a condição.

De acordo com Jorge Vieira, secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas do Recife, não serão aplicadas multas nos condutores infratores da quarentena. "A fiscalização será apenas de forma presencial, por meio de blitz montada em locais estratégicos da Cidade. Não haverá multa para quem não cumprir, mas os veículos podem ser apreendidos, e os condutores serão orientados sobre as medidas", informou.

A respeito dos bloqueios de acesso, Jorge Vieira afirmou que não serão montados apenas no Recife, mas em todas as cinco cidades em que o isolamento mais rígido está sendo implantado. "Os bloqueios nos pontos de acesso desses municípios que participarão do chamado lockdown impedirão a entrada de veículos que estejam circulando de forma desnecessária. Além disso, esses bloqueios são de responsabilidade do governo estadual", disse.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, definiu o isolamento rígido como um “medicamento amargo”, que pode ser ruim, mas necessário e que deve ser aplicado por um tempo específico. “Assim como um medicamento amargo, a quarentena tem data para começar e acabar, além de ser aplicada na dose certa, para que cumpra a sua função sem que deixe de ser sustentável”, enfatizou. “Mas, para que funcione, o decreto precisa de adesão popular. É necessário que seja cumprido”, complementou.

Já prefeito Geraldo Julio aproveitou o momento para destacar mais uma vez que o isolamento social permitiu que milhares de vidas fossem salvas na cidade. “A decisão de realizar esse isolamento mais rígido nessa segunda quinzena de maio foi tomada após análises de estudos científicos que mostram que esse é o momento adequado para reduzirmos a quantidade de pacientes infectados”, colocou.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.