Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Academias e demais espaços para exercício físico voltarão a funcionar

Uma nova reunião acontecerá na próxima semana e deve ser divulgado o cronograma de reabertura dos espaços públicos e privados no estado.

Uma reunião virtual, na ultima quinta-feira (04), que reuniu o deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE); o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, responsável pelo plano de reabertura no Estado; o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF-PE), Lúcio Beltrão; a secretária de esportes da prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça; a secretaria-executiva, Yane Marques; o Diretor do Sindicato das Academias (Sindac-PE), Paulo Henrique Silveira; o Diretor da Associação das Academias do Brasil (Acad), Leonardo Pereira; Nuno Trigueiro (que representou as Assessorias de Corrida e Treinos Funcionais); além de outros representantes do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, deverá antecipar a retomada do setor.

Uma nova reunião acontecerá na próxima semana e deve ser divulgado o cronograma de reabertura dos espaços públicos e privados no estado.

“A volta das academias, a volta das atividades físicas, tem que ser a primeira da fila na reabertura. Afinal de contas, não é só atividade econômica, é saúde, é qualidade de vida. Atividade física combate a depressão, obesidade, pressão alta, ou seja, ajuda a imunidade. A reunião foi produtiva e vamos ter outro encontro na próxima semana e se Deus quiser anunciando um cronograma e o setor como um dos primeiros a voltar na produção de saúde, qualidade de vida, e que os profissionais de educação física também possam retornar as suas atividades”, comentou o Deputado Felipe Carreras.

“Sempre defendemos o isolamento social e os treinos online. A vida e a saúde estão em primeiro lugar, mas que tínhamos que ser o primeiro setor a reabrir por uma questão de lógica e de ciência. Não faz sentido voltar bar, shopping, salão de beleza, futebol, construção civil antes dos estúdios, parques, praças, praias, box e academias. Não há argumentos científicos ou técnicos, talvez aja explicações políticas ou econômicas. Acredito, entretanto, que isso ficou muito claro na reunião e o governo deve anunciar, nos próximos dias, a retomada responsável, segura e gradual do setor para este mês de junho”, explicou o Presidente do CREF Lúcio Beltrão.

O Governo Federal através do Decreto 10.344/2020 considera as academias e similares como serviço essencial. Em Pernambuco, são 1.282 academias e 11.733 profissionais de educação física afetados diretamente, fora outras famílias envolvidas como segurança, limpeza, vendas, gestão, contabilidade, jurídico, imprensa, marketing, manobristas e estagiários.

No contexto da pandemia da COVID-19, três benefícios decorrentes da prática de exercícios físicos ganham destaque: estimular o sistema imunológico, aumentar resistência orgânica e reduzir o estresse e a ansiedade. Contrariamente, a ausência de orientação e a restrição de espaços adequados para a prática de atividade física, eleva o nível dos fatores de risco e coloca em perigo a saúde e a própria sobrevivência da população.

A obesidade é um problema crônico, que aumenta o risco de ter complicações como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares. No Brasil, 57% dos adultos estão acima do peso ideal, e 20% dos brasileiros são obesos. Existe uma epidemia de obesidade no país, e isso tem influência na epidemia da coronavírus. Pelos dados do Ministério da Saúde, a mortalidade dos jovens obesos é mais alta do que os idosos obesos com Covid-19: entre aqueles com menos de 60 anos, é de 57%; os com mais de 60 anos, de 43%. A relação entre obesidade e o agravamento dos pacientes começou a chamar atenção a partir da explosão de casos nos Estados Unidos, onde 42% da população é considerada obesa.

Sugestões do setor para reabertura

– Limpeza geral das unidades

– Disponibilizar álcool a 70%

– Fechamento de 2 ou 3 vezes por dia para limpeza

– Posicionar kits de limpeza

– Uso obrigatório de máscaras

– Medição de temperatura

– Limite da quantidade de clientes

– Delimitação do espaço com fitas

– Uso de garrafas de água individuais

– Renovação do ar do ambiente

– Capacitação de colaboradores

Fonte: Jardim do Agreste

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.