Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

IFPE e UFRPE retomam atividades com aulas remotas nesta segunda-feira



No caso do IFPE, a retomada será progressiva; já a Rural o Período Letivo Excepcional terá duração de 10 semanas


Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) retomam nesta segunda-feira (17) as atividades do calendário letivo de 2020. Inicialmente, o ensino retornará de forma remota nas duas instituições. 

No caso do IFPE, a retomada será progressiva e acontecerá com ou sem uso de tecnologias digitais, para todos os 22.918 estudantes dos cursos ofertados pelo Instituto (cursos técnicos subsequentes e integrados; de graduação - tecnólogos, bacharelados e licenciaturas - e de pós-graduação).


Inicialmente, haverá um período de adaptação, tanto para revisar os conteúdos ministrados ainda no início do semestre quanto para adequar as estratégias que estão sendo adotadas localmente. Algumas ações como empréstimo de tablets, abertura de salas somente para estudantes que não possuem acesso à internet e com respeito a todos os protocolos de segurança também estão sendo adotadas.


“Fizemos todo esse contexto de volta às aulas respeitando as particularidades de cada campus, mas também atento a este movimento da educação a nível local, regional e nacional. A gente tem a expectativa de que o primeiro semestre 2020.1 sendo retomado termina em meados de novembro e o semestre 2020.2 tenha um término entre fevereiro e março do ano que vem em todos os campi”, disse o pró-reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão da Silva.


Nos Campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Olinda, Pesqueira, Palmares e Vitória de Santo Antão as atividades começam na segunda-feira (17). Já nos polos de Educação a Distância (EaD), esse início será na quarta-feira (19); no Campus Paulista, no dia 24 de agosto; e nos Campi Belo Jardim, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Recife, no dia 31 do mesmo mês.


"A gente tem a expectativa de que as atividades do primeiro semestre de 2020 termine em meados de novembro e o semestre 2020.2 tenha um término entre fevereiro e março do ano que vem em todos os campi. Essa medida foi tomada para não haver impactos em relação ao nosso atendimento das políticas estudantis no Instituto", acrescentou o pró-reitor.


UFRPE

Na UFRPE, o início das aulas será marcado por uma solenidade online de aula inaugural, às 9h desta segunda (17), junto aos gestores e gestoras da universidade, que darão as boas-vindas aos estudantes e orientações diversas sobre o Período Letivo Excepcional (PLE). O evento será transmitido pelo canal da UFRPE no YouTube.


O PLE terá a duração de 10 semanas, priorizando-se práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para apoiar processos de ensino-aprendizagem, com flexibilidade de acordo com as demandas.


As aulas e demais atividades acadêmicas referentes aos semestres letivos de 2020.1 e 2020.2 dos cursos presenciais de graduação da UFRPE serão reorganizadas, em período posterior, de forma gradual, garantindo o padrão de qualidade de ensino oferecido pela Instituição.


UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estendeu até a última sexta-feira (14) o prazo final para a efetivação das matrículas do semestre letivo complementar (2020.3) e, consequentemente, remarcou o início das aulas para o dia 24 deste mês.  


O novo calendário acadêmico, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFPE), visa atender à grande demanda estudantil por matrículas no período, além de compensar eventuais dificuldades apresentadas pelos estudantes, sobretudo os novatos, para efetivar a matrícula. 


As mudanças na matrícula e início das aulas repercutem nas datas para realização dos exames finais e, portanto, para o lançamento de notas no Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Siga). Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de matrícula, os estudantes poderão consultar o Guia do Estudante para 2020.3, disponível no site da UFPE, ou entrar em contato com as coordenações de curso.


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.