Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

ORKUT VOLTOU? Orkut "volta à ativa" e web relembra momentos da rede social

Rede social fez sucesso entre 2004 e 2014 e foi desativada após o sucesso do Facebook; após anúncio de funcionalidades pagas do Twitter, usuários pediram volta do querido Orkut

Lembra do Orkut? Ele está de volta! A rede social das comunidades, dos 'scraps' e dos depoimentos está sendo recriada por um fã e já tem milhares de usuários aderindo à esta nova onda.

Após o anúncio do Twitter de que algumas funcionalidades passariam a ser pagas, usuários reagiram a decisão de forma bem-humorada, afirmando que irão retornar para o Orkut.

Antes do Facebook se tornar a rede social com mais usuários do mundo, o Orkut foi o grande sucesso da web e tinha milhões de usuários ativos. Um dos seus diferenciais eram as comunidades que reuniam apenas pessoas com interesses em comum.

A rede social foi criada pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, do Google. Mesmo com a criação de alguns novos recursos, a rede social perdeu espaço e, 10 anos depois, no dia 30 de setembro de 2014, foi desativada.

Na manhã desta terça-feira, dia 4 de agosto, um fã falou sobre a reativação a rede social e essa nova página do Orkut levou os internautas a loucura, principalmente pelas memórias trazidas pela antiga rede social.

Este relançamento não é uma novidade, já que ocorreu inicialmente no mês de março deste ano.

Ao acessar a página inicial da rede social Você pode ler as especificações aqueles famosos termos de uso que geralmente as pessoas não leem:

"O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original", diz o texto. "Você não vai ter acesso à sua antiga conta do orkut.com, mas pode criar uma conta nova e adicionar seus amigos, enviar recados, depoimentos, participar das comunidades e muito mais".

Orkut foi uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários foram do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook. Na Índia também foi a segunda rede social mais visitada.

A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut). Em 30 de junho de 2014, a Google anunciou a extinção do Orkut com data marcada para 30 de setembro do mesmo ano.

No dia 30 de setembro de 2014, o Orkut foi extinto, mas o Google criou um museu de comunidades, que reúne mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão de cerca de 51 milhões de comunidades. As informações armazenadas pelos usuários ficaram disponíveis para download pela ferramenta Google Takeout até 30 setembro de 2016. Posteriormente os arquivos do Orkut foram excluídos e atualmente não é possível mais visualizar os tópicos arquivados.

Fonte: Cliccamaqua

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.