Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

PE libera aulas práticas em cursos técnicos de nível médio e educação básica em Noronha

Em todo o estado, aulas práticas de nível médio podem ocorrer a partir de quarta (16). Na ilha, ensino médio volta em 22 de setembro e a pré-escola, dia 13 de outubro.


Pernambuco liberou a retomada da educação básica presencial em Fernando de Noronha, a partir de 22 de setembro. Além disso, a partir da quarta-feira (16), estão permitidas aulas práticas em cursos técnicos de nível médio, em todo o estado.


O anúncio foi feito em coletiva de imprensa transmitida pela internet, nesta quinta-feira (10). O governo também informou que vai ampliar a testagem para Covid-19 de pessoas que moram com pacientes com sintomas da doença.

Segundo o governo, as aulas práticas poderão ser realizadas por instituições que oferecem cursos técnicos subsequentes, que são aqueles oferecidos a pessoas que já concluíram o ensino médio. Fazem parte desse perfil, por exemplo, ações desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


Em Noronha há duas escolas estaduais, sendo a Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha, que atende a estudantes do ensino fundamental e médio, e a segunda a creche Bem-me-quer, para a pré-escola.


Segundo o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, a retomada vai ocorrer de forma faseada, começando para os alunos do ensino médio. Os professores e alunos que têm comorbidades e fazem parte do grupo de risco para agravamento da Covid-19 serão preservados.


"Considerando que, já há vários meses, não temos transmissão comunitária entre os moradores de Noronha, a cada semana entraremos com uma etapa da educação básica. Na primeira semana retornam às aulas os alunos de ensino médio e, na segunda, os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Na terceira semana, voltam os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental", declarou.


"Todos os protocolos deverão ser observados pelas escolas. Será uma oportunidade para acompanhamos, no nosso estado, a implementação dos protocolos nessas escolas. Caso necessário, algumas turmas poderão ter adotado sistema de rodízio. Alunos e professores com comorbidade serão preservados", explicou.

Fred Amâncio disse, ainda, que uma série de protocolos de higiene, distanciamento social e monitoramento deverão ser seguidos pelos alunos e professores.


"Na escola Bem-me-quer, vamos retomar as atividades no dia 13 de outubro, primeiramente com as turmas de pré-escola e, posteriormente, iremos para o berçário. Construímos todo um planejamento para essa etapa da educação infantil", afirmou.


Nesta quinta, Noronha contabilizou mais um caso da Covid-19. Agora, são 111 registros da doença.


Testagem

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que, a partir da segunda-feira (14), haverá uma ampliação na testagem para Covid-19. Pessoas que moram com pacientes com suspeita da doença, mesmo que não tenham sintomas, poderão fazer o exame.


"A forma de marcar o exame continua sendo o nosso Atende em Casa, ou buscando postos via Secretaria Municipal de Saúde", afirmou.


Plano de Convivência com a Covid-19

Nesta quinta-feira, quando completa 100 dias o Plano de Convivência com a Covid-19, foram anunciadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, reaberturas de alguns serviços que estavam fechados no interior do estado.


"A [Gerência Regional de Saúde] 4, com sede em Caruaru, avança para a etapa 8, com a reabertura dos serviços de escritório, museus e espaços de exposição. As geres com sede em Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro avançam para a etapa 7, ampliando o horário de funcionamento dos shoppings e serviços de alimentação para até as 22h. As demais localidades permanecem nas etapas em que estão", disse.


Foram confirmados, nesta quinta-feira (10), 1.040 novos casos e 28 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com isso, o estado passou a totalizar 134.619 infectados pelo novo coronavírus e 7.792 mortes. Os dados são contabilizados desde março, no início da pandemia.


Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.