Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Pernambuco recebe 20 novos respiradores pulmonares

Equipamentos foram vialibilizados através dos grupos Santander Brasil e Vivo


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recebeu 20 novos respiradores pulmonares importados (modelo VG-70) para auxiliar no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os equipamentos foram doados pelo Programa Unidos contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com as empresas Vivo e Santander. As áreas técnicas da SES-PE estão em fase de análise para determinar os serviços que receberão esses equipamentos. 

Com a compra e as doações de respiradores pulmonares, a pasta estadual conseguiu ampliar, gradativamente, o número de leitos de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com quadros mais graves da doença. "Os equipamentos são destinados para pacientes com quadro grave da doença, que precisam de suporte ventilatório constante. Então, os aparelhos, sejam os doados ou aqueles adquiridos pela própria Secretaria, foram essenciais para ampliação e fortalecimento da rede assistencial em Pernambuco para casos de maior complexidade", ressalta a secretária executiva de Atenção a Saúde da SES-PE, Cristina Mota.


Os novos equipamentos serão somados aos 530 ventiladores pulmonares disponibilizados pelo Governo de Pernambuco durante a pandemia e que já reforçam a rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da Covid-19. Antes da pandemia, a rede estadual contava com 1.424 respiradores em leitos próprios e contratualizados. 


As empresas atuam como auxiliares na luta da saúde pública para combater a pandemia há meses. A importação dos respiradores se junta à doação de mais R$ 16,3 milhões já feita pela Vivo desde o início da pandemia. O Santander também implementou iniciativas como a doação de 5 milhões de testes rápidos e 15 milhões de máscaras, além de respiradores e equipamentos de saúde, em parceria com os bancos Bradesco e Itaú. 


Fora Pernambuco, outros estados beneficiados com essa doação são Acre, Roraima, Amapá, Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. No total, foram importados 50 respiradores. 


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.