Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Pesquisa Folha/Ipespe mostra empate técnico entre candidatos a prefeito do Recife

A primeira pesquisa de intenções de voto para prefeito do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, e divulgada na edição desta sexta-feira (24) do jornal, registra um empate técnico no limite da margem de erro entre os candidatos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB). A petista aparece com 22% e o socialista com 16%. O percentual de João Campos também o posiciona em empate técnico triplo com a Delegada Patrícia Domingos (Podemos), que tem 14%, e Mendonça Filho (Democratas), que apresentou 13% das citações. A amostragem apontou, ainda, que 21% dos recifenses declaram votar branco ou nulo ou ainda não têm candidato.

Em seguida, Marco Aurélio (PRTB) aparece com 2%. Na sequência estão Thiago Santos (UP), Coronel Feitosa (PSC), Carlos Andrade Lima (PSL) e Charbel Maroun (NOVO) com 1% das menções. Cláudia Ribeiro (PSTU) e Vitor Assis (PCO) tem 0%. Já os que não sabem ou não responderam são 8%.


Os números da pesquisa Folha/Ipespe também apontam que Marília Arraes e Mendonça Filho apresentam números equilibrados entre o eleitorado feminino e masculino. Já João Campos e Patrícia Domingos alcançam mais intenções votos entre os homens.


Idade

No detalhamento por idade, João Campos ganha mais destaque entre os mais jovens, com com 19% das intenções de votos dos que têm idade entre 16 e 24 anos. Por outro lado, Marília Arraes e Mendonça Filho tem mais citações entre os eleitores com 60 anos ou mais, com 25% e 19%, respectivamente. Já Patrícia Domingos é a candidata que registra o seu melhor desempenho, 16%, tanto entre os entrevistados com 60 anos ou mais, como entre os que possuem entre 25 e 44 anos.


Instrução

No tópico que indica o grau de instrução dos eleitores, João Campos e Patrícia Domingos pontuam mais entre os recifenses com escolaridade até o ensino fundamental, 20% e 18%, respectivamente. Já o eleitorado com ensino médio representa o melhor índice de Mendonça Filho, 16%. Marília Arraes, por sua vez, tem mais citações entre os que possuem ensino superior, 27%.


Renda

Por fim, o levantamento aponta que entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos, Marília Arraes e João Campos são os mais citados, com 22% e 20%. A candidata petista apresenta o mesmo percentual entre o eleitorado com renda de dois a cinco salários mínimos, 22%, e esses são os seus melhores números neste detalhamento. Patrícia Domingos e Mendonça Filho atraem mais intenções de votos dos entrevistados que possuem renda superior a cinco salários mínimos, 16% e 17%, respectivamente.


Entre os eleitores que declaram votar branco, nulo ou que não tem um candidato, a maior parte é jovem, com idade entre 16 e 24 anos, 27%; do sexo feminino, 23%; com ensino médio e superior, 21% e com renda de mais de cinco salários mínimos.


A pesquisa quantitativa foi realizada nos dias 22 a 23 de setembro de 2020 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-05966/2020. Para uma amostra desse tamanho, a margem de erro máximo estimada do estudo é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.


SERVIÇO

Confira os detalhes do levantamento na edição desta sexta-feira da Folha de Pernambuco, na versão impressa ou no flip pelo www.folhape.com.br


Fonte: Folha PE



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.