Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Parques de diversão voltarão a funcionar em algumas cidades de Pernambuco a partir do dia 12

O setor é o último a receber autorização do Governo para retornar às atividades


As cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Zonas da Mata Sul e Mata Norte de Pernambuco, além da Gerência Regional de Saúde (Geres) 4, que tem como cidade polo Caruaru, no Agreste, ganharam permissão do Governo de Pernambuco para reabertura de parques de diversões, temáticos e similares a partir da próxima segunda-feira (12). 


Essas regiões ingressarão na Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19, que permite ainda uma ampliação na capacidade do setor de eventos, que vai poder funcionar com 50% da capacidade ou, no máximo, 300 pessoas.


As Geres sediadas em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, por sua vez, estão autorizadas a avançar para a Etapa 9 do Plano, permitindo o retorno dos eventos sociais e culturais. 

Também foi anunciado, nesta quarta-feira (7), que o comércio de rua está autorizado a funcionar em horário prolongado no Estado. Agora, os varejistas podem manter os estabelecimentos abertos até a meia-noite, com capacidade de atendimento maior, podendo receber um cliente para cada cinco metros quadrados de área. 


O setor de parque de diversões foi o último a ter liberação autorizada no Plano de Convivência elaborado pelo Governo do Estado, através do Gabinete de Enfrentamento. Esses estabelecimentos poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de um metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatória também a higienização de todos os equipamentos após a utilização. 


A Etapa 10 tem também como novidade a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Está autorizada ainda a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas.


Já para os eventos corporativos, culturais e sociais, a capacidade foi aumentada para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Apesar do aumento, o limite de horário permanece o mesmo, das 6h até a meia-noite. 


Contudo, nas Geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira, que englobam 23 municípios, os eventos sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor). O horário é igual, das 6h até a meia-noite. 


Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, destaca que o avanço só é possível por conta dos índices em queda da Covid-19. 


“São avanços importantes, que reforçam o nosso planejamento com o plano das atividades econômicas, que se demonstra efetivo. Reforçamos que o sucesso está vinculado ao comportamento das pessoas. Obedecer ao protocolo geral, ter a higiene, monitoramento e comunicação, permite dar passos e avançar em todos os aspectos”, disse, em entrevista coletiva remota.


Durante coletiva de imprensa virtual realizada nesta quarta-feira (7), Schwambach estipulou que, a partir do dia 2 de novembro, será analisada a viabilidade de eventos com mais de 300 pessoas. Para esses eventos, a Vigilância Sanitária também irá atuar, fiscalizando.


“Os eventos com mais de 300 pessoas vão ter uma análise específica. Para funcionar, faziam pedido ao Corpo de Bombeiros, licenciamento da Prefeitura para ter alvará, vamos manter esse rito, incluindo a Vigilância Sanitária. Poderão acontecer a partir do dia 3 de novembro. Vamos estar começando a receber as propostas para análise, com uma limitação de capacidade de, no máximo, 1,5 mil pessoas", afirmou o secretário, avisando: "E serão avaliados individualmente”.


Confira nos links, os protocolos específicos de cada setor. 


- Eventos Sociais: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/eventos-sociais_protocolo-setorial.pdf


- Eventos Corporativos: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/eventos-corporativos-protocolo-de-convivencia.pdf


- Eventos Culturais: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/eventos-culturais_protocolo-setorial.pdf


- Cinema, teatro e circo: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/cinema-teatro-circo-_protocolo-setorial.pdf


Confira a divisão das etapas por Geres 


I GERES (Etapa 10) – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.


II GERES (Etapa 10) - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.


III GERES (Etapa 10) - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.


IV GERES (Etapa 10) - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.


V GERES (Etapa 9) - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.


VI GERES (Etapa 9) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.


VII GERES (Etapa 9) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.


VIII GERES (Etapa 9) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.


IX GERES (Etapa 9) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.


X GERES (Etapa 9) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.


XI GERES (Etapa 9) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.


XII GERES (Etapa 10) - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba.


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.