Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Casos ativos da Covid-19 em Pernambuco mais que dobram em dois meses

Atravessando um momento delicado no enfrentamento à Covid-19, Pernambuco tem, nesta sexta-feira (8), 23.445 casos ativos da doença distribuídos em todo o território estadual de acordo com dados do boletim mais recente publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta sexta-feira (8). 


O número é mais do que o dobro do registrado há cerca de dois meses. Em 10 de novembro, para se ter uma ideia, eram 9.380 pacientes com a doença provocada pelo coronavírus em curso. 


A partir da segunda quinzena de novembro e durante todo o mês de dezembro, a escalada de casos foi expressiva, impulsionada por feriados, aglomerações políticas, eventos/festas irregulares e praias lotadas. 

O abandono do isolamento social por alguns não é fator isolado. Junto a isso, está um certo relaxamento com outros protocolos sanitários, como o uso correto das máscaras e a higiene frequente das mãos.  


Nesta semana, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, citou que há quase mil pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de todo o Estado com suspeita de terem a Covid-19. Isso fora os pacientes que já têm diagnóstico fechado. E alertou que as praias lotadas causam impacto visual, mas que o vírus circula com força do Litoral ao Sertão. 


Isso pode ser comprovado através dos dados do Instituto para Redução dos Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD). A última atualização feita pelo grupo sobre os casos ativos por município de residência do paciente, realizada nessa quinta-feira (7), mostra que há municípios que merecem atenção em todas as áreas do Estado. 


Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), aparecia como o mais comprometido, com 2.060 pacientes ativos, entre quadros graves e leves. O município é também o que tem mais residentes internados em leitos de UTI com diagnóstico confirmado para a Covid-19 de acordo com o boletim da SES-PE desta sexta. 


Em seguida, vinha Petrolina, no Sertão, com 1.399 pacientes ativos. O município é segundo também no número de residentes internados em UTIs com quadro confirmado de infecção pelo coronavírus. Mas há cidades com número elevado de casos ativos também no Agreste, nas zonas da Mata e na região litorânea. 


Segundo o mapa do IRRD, atualizado na quinta, os municípios mais comprometidos são: 

Jaboatão dos Guararapes: 2.060

Petrolina: 1.399 

Recife: 1.336

Paulista: 1.057

Caruaru: 995

Garanhuns: 890

Salgueiro: 850

Olinda: 744

Sertânia: 694

Tabira: 602

Camaragibe: 542

Cabo de Santo Agostinho: 511

Goiana: 458


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.