Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Pernambuco mobilizará órgãos estaduais para apoiar fiscalização em praias

Em reunião com governador e prefeitos, ficou acertado que cada cidade litorânea será responsável por coordenar suas respectivas ações


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e prefeitos de cidades do Litoral do Estado participaram, nesta quarta-feira (6), de uma reunião remota para debater as ações preventivas das administrações estadual e municipais para evitar aglomerações em praias, especialmente em bares e barracas da faixa litorânea.


Na reunião, ficou acertado que cada um dos 14 municípios do Litoral do Estado, uma faixa de 187 quilômetros de extensão, será responsável por coordenar suas respectivas ações locais, que contarão com apoio de órgãos estaduais, como as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Procon-PE e a Vigilância Sanitária.

O encontro ainda serviu para definir estratégias para o cumprimento dos protocolos do Plano de Convivência com a Covid-19 - programa de retomada das atividades econômicas e sociais em Pernambuco.


Cenas de aglomeração e desrespeito às normas sanitárias são comuns nas praias pernambucanas desde a retomada do comércio no litoral. No último domingo (3), por exemplo, a reportagem da Folha de Pernambuco percorreu praias do Recife e constatou a falta de cuidados por parte da população, que transitava sem máscaras e não respeitava o distanciamento social, medidas básicas de enfrentamento ao coronavírus.


“O mês de janeiro é de férias, as pessoas vão curtir o nosso Litoral. É muito importante que aproveitem as férias, mas de maneira apropriada, dentro das devidas adequações deste momento difícil pelo qual passa o mundo”, pontuou o governador Paulo Câmara. 


“Foi uma reunião muito proveitosa e espero que nas próximas semanas a gente tenha um acompanhamento mais firme, evitando qualquer tipo de aglomeração nas praias pernambucanas”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.


Participaram da reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), André Longo (Saúde), Humberto Freire (executivo de Defesa Social), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota. 


Estiveram representados no encontro os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Ipojuca, Rio Formoso, Recife, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Paulista, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Itamaracá e Olinda.


Coronavírus em Pernambuco

Enquanto o Governo do Estado anuncia medidas para tentar conter as aglomerações nas praias, os números da Covid-19 seguem crescendo. Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.604 novos casos, sendo 72 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.532 casos leves.


O boletim ainda confirmou 22 óbitos, ocorridos entre os dias 24 de abril de 2020 e a segunda-feira (4).


Com a atualização, o Estado totaliza 226.940 casos e 9.731 mortes pela Covid-19.


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.