Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

8M: Grupo de mulheres artistas lança documentário sobre seus trabalhos

Juntar significa unir, reunir, acrescentar. São exatamente esses significados que o Projeto Juntas vem colocando em prática na pesquisa financiada pela Lei Aldir Blanc de Pernambuco. Os resultados finais deste trabalho serão divulgados hoje (8) no YouTube, às 20h.


Após dois meses de encontros virtuais, o grupo de pesquisa formado por oito mulheres de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, vai lançar um documentário e um videoarte como produtos finais da investigação produzida nas linguagens do teatro, dança, música e artes visuais.

“A proposta foi a de criar um espaço de pesquisa onde nós pudéssemos nos encontrar, ainda que virtualmente, para trocar saberes e valores das nossas linguagens e mapear juntas um espaço para ser ocupado pelos nossos trabalhos de forma integrada, promovendo uma ação coletiva”, explica a condutora da pesquisa, Marília Azevedo.


O Projeto Juntas nasce com o objetivo de trilhar novos caminhos para as artes neste período de pandemia, uma vez que o isolamento social afeta o trabalho de milhares de profissionais da cultura, em especial as mulheres.


Desta forma, no Dia Internacional da Mulher, o Projeto Juntas exibe um documentário que reúne trechos das reuniões, vídeos produzidos após os encontros virtuais, entrevistas e a trajetória da pesquisa.



Além do documentário, também será lançado um videoarte intitulado de Alice Desperta. Este, por sua vez, traz uma intervenção urbana feita pelas pesquisadoras na cidade de Belo Jardim, que não contou com público devido à pandemia.


“Pessoalmente, desejo alcançar outras mulheres e desejo que nós mesmas possamos enxergar a dimensão que nosso trabalho pode ter, ainda que seja pela internet”, finaliza Marília.


Juntas é um grupo formado pelas pesquisadoras Bianca Quaresma, Cíntia Souza, Eduarda Lacerda, Maéve Oliveira, Marília Azevedo, Tiffany dos Santos, Thalyta Monteiro e Thayná Nascimento. Além delas, outras três mulheres fazem parte da equipe técnica: Katharyne Bezerra (assessoria de imprensa), Soraya Feitoza (designer) e Thalita Rodrigues (fotografia e vídeomaker).


Texto: Katharyne Bezerra, Assessoria de Imprensa.

Foto: Thalita Rodrigues.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.