Fique atualizado com o

Motiva Gente News
recent

Açaí auxilia na desinflamação do organismo

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar: 


O açaí é uma fruta do norte do Brasil e caiu no gosto dos brasileiros de todas as regiões. Alimento saudável para a qualidade de vida das pessoas,  rico em antioxidantes, fibras e gorduras boas. Junto com hábitos saudáveis de vida, como atividade física e alimentação equilibrada, o açaí é um aliado no emagrecimento e manutenção do peso, pois, tem substância que ajuda a desinflamar o corpo. O açaí saudável é o puro, podendo ter aveia, castanha e fruta. Não faça do açaí um verdadeiro "bolo de noivas" com leite condesado, paçoca e chocolate. O açaí é calórico e ficará ainda mais calórico colocando ingredientes inadequandos para o emagrecimento.

O açaí, por ser rico em fibras, ajuda a prevenir a prisão de ventre. Quando consumimos mais fibras temos que ingerir mais água. Ou seja, mais fibras, mais correta ingestão de líquidos e atividade física são importantes para um melhor trânsito intestinal e, consequentemente, vida saudável. 


O açaí também diminui o colesterol ruim. O  histórico familiar, consumo excessivo de álcool e uma alimentação rica em gordura saturadas e açúcares podem contribuir para o aumento do colesterol. Para aqueles que buscam controlar os níveis de LDH, o açaí puro está liberado e contribui para a diminuição do colesterol ruim. Neste caso, as fibras assumem outro papel, o de regulador da colesterolemia. As fibras têm a capacidade de aumentar a excreção de ácidos biliares e modificar a absorção de lipídio, diminuindo a absorção de colesterol. Além disso, a composição do açaí conta com as gorduras boas como Ômega 6 e 9 que são capazes de controlar o colesterol e aumentar o colesterol bom.


E para quem estava aguardando: açaí auxilia no emagrecimento


O açaí também ajuda as pessoas que desejam ter uns quilinhos a menos na balança. Mesmo sendo um alimento calórico, a fruta, como falamos, é rica em fibras. E também possui antocianina, um antioxidante, que atua contra os radicais livres, potencializando, então, o processo anti-inflamatório do organismo. 


A pedida é que o açaí seja acompanhado de aveia, fruta e castanhas. O ideal é você procurar um nutricionista para passar a recomendação diária de consumo do açaí, claro, diante de um cardápio personalizado. 


Seja a sua melhor versão


SAÚDE EM PÍLULAS 


Fitness I – A loja Dr. Shape chega a Jaboatão dos Guararapes com suplementos alimentares, artigos esportivos e avaliação nutricional. A franqueada Edna Cristina de Queiroz Ribeiro: após ser demitida do setor de turismo, pela pandemia, resolveu empreender. A franquia Dr. Shape é considerada a maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos da América latina, com 60 lojas em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.


Fitness II – A Herbalife Nutrition lançou edição especial da Nutri Soup com o sabor de creme de carne e batata doce. A sopa tem 202 calorias e 18g de proteína, por porções. 


Vida com propósito: Wall Street ao mat de yoga, autora de livro muda de vida e encontra sua verdadeira essência


Daniela Mattos, professora de Kundalini Yoga anuncia o lançamento do seu livro, “Sat Nam - Você é seu próprio guru”. A escritora nos leva em uma jornada de autoconhecimento para entendermos que, sim, podemos ser nossos próprios gurus. Baseado na Kundalini Yoga, o livro já está disponível para a pré-venda e será lançado oficialmente no dia 20 de junho, um dia antes do Dia Internacional do Yoga (21), que marca também o início do Solstício de verão no hemisfério Norte e é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual que homenageia os Gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga).A obra conta a jornada de Daniela: trabalhando em Wall Street, ela não conseguia se ver parada, praticando yoga ou meditação. Até que uma dor lombar a obrigou a fazer uma pausa e olhar para dentro de si. Ela não sabia, mas era o primeiro passo para seu caminho espiritual. Ao encarar as causas da dor física de frente, entendeu que a causa das dores eram emoções de uma vida inteira que foram ignoradas. Através das práticas do livro, você poderá descobrir que dentro de cada um de nós existe uma sabedoria infinita, o seu próprio Guru pronto para lhe auxiliar em sua jornada. O livro está em pré-venda e será lançado em 20 de junho. 


OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA 


Osteoporose: doença atinge uma a cada três mulheres


Conhecida como a doença óssea mais comum, a osteoporose apresenta taxa de mortalidade chegando a 20% no primeiro ano após uma fratura de fêmur 


A osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Na maioria dos casos, a osteoporose não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo o diagnóstico realizado após a ocorrência de fraturas, por exemplo. A doença é caraterizada pela mudança na microarquitetura óssea, com aumento da porosidade do osso e consequente aumento da fragilidade, levando a fraturas com pequenos traumas.  


Além disso, é conhecida como a doença óssea mais comum, com elevada prevalência e extrema morbimortalidade, com taxa de mortalidade chegando a 20% no primeiro ano após uma fratura de fêmur. Essa doença, mais comum nas mulheres após os 50 anos devido à menopausa, está relacionada ao envelhecimento da população uma vez que com o passar dos anos o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio. Alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.  


De acordo com dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), uma das mais conceituadas entidades que estudam o tema, uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens vai ter alguma fratura osteoporótica ao longo da vida, especialmente na faixa etária mais idosa. Apesar dessa doença não ter cura, o tratamento pode ser feito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas e de doenças associadas. É importante que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos regular, além de também poder ser recomendado pelo médico o uso de suplementos ou medicamentos que ajudam no processo de reabsorção de cálcio e formação da massa óssea. 


Por ser uma doença assintomática, a osteoporose é identificada – na maioria das vezes -, quando ocorre uma fratura óssea. Pode ser indicativo de osteoporose também a diminuição da estatura em dois ou três centímetros e a presença de ombros caídos ou de corcunda. A partir da avaliação dos sintomas, o médico pode indicar a realização de um exame de imagem que indica a perda de massa óssea, a densitometria óssea. Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada dois anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento. 


Uma pessoa com diagnóstico da doença pode apresentar disfunção da tireoide; doenças autoimunes; deficiência de cálcio; sedentarismo; alimentação pobre nutricionalmente; tabagismo; alcoolismo e deficiência de vitamina D.  


Erlan Pércio é neurocirurgião da clínica NeurOrtho Spine Center Nordeste (N.O.S)

@neuroorthopinecenternordeste


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.